Correio de Carajás

Marabá: Mais de 100 mil eleitores não fizeram a biometria

Jacundá Sete mil eleitores ignoram biometria

A Justiça Eleitoral está em processo de revisão biométrica no município de Marabá desde o ano passado. Porém, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará ainda faltam 100.226 mil eleitores comparecem ao cartório eleitoral para regularizar o seu cadastro, o que corresponde a 60% do eleitorado municipal.

Marabá possui 165.103 eleitores aptos a votar e todos deve fazer a revisão biométrica, pois é obrigatória. Quem não fizer terá o título de eleitor cancelado e pode perder benefícios sociais, como Bolsa Família. Além de ficar impedido de prestar concurso público, emitir passaporte, pedir empréstimos em bancos públicos, entre outros transtornos.

A revisão biométrica pode ser feita em três Postos de Atendimento: No Centro de Atendimento ao Eleitor – Nova Marabá. Posto de Atendimento na Cidade Nova – em frente à Praça São Francisco e no Posto na Estação Cidadania em São Felix.

Leia mais:
Cartório Eleitoral, cheio de guichês de atendimento e sem filas

O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. O eleitor deve levar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado. No caso de 1º via de título, os homens devem levar o comprovante de alistamento militar.

SISTEMA BIOMÉTRICO

A biometria funciona como mais um dispositivo de segurança na hora do voto, já que é um método de identificação único para cada indivíduo. No dia do pleito é preciso realizar a leitura das digitais para liberar o eleitor  a computar o voto na urna. Ou seja, nenhum cidadão pode votar por outra pessoa, inibindo assim, qualquer tipo de fraude.

Atualmente, o Pará conta com 84 municípios biometrizados e logo mais, dará início a mais uma etapa no processo, expandindo a revisão para mais 25 municípios. A meta do TRE do Pará é que nas eleições municipais de 2020 todos os eleitores paraenses votem através da impressão digital. (Da Redação, com TRE)