Correio de Carajás

Discurso na Alepa: Chamonzinho quer regularização fundiária e educação

Eleito pelo sul e sudeste do Pará, Wenderson Azevedo Chamon, o Chamonzinho (MDB), fez na manhã desta quarta-feira (6) o seu primeiro discurso em plenário como deputado estadual do Pará. Da tribuna, disse que Marabá tem um passivo de regularização fundiária imenso, com milhares de habitantes de áreas de ocupação, que estão à margem de direitos básicos. De outro lado, faltam escolas e salas de aula suficientes no Ensino Médio, após anos de falta de investimento.

Estes temas foram alvo dos dois primeiros requerimentos que ele apresentou na Assembleia Legislativa (Alepa), apontando ao novo Governo do Pará assuntos que são prioritários para a população em Marabá. Ele destacou que o impasse na regularização de áreas e imóveis atrasa a vida da camada mais pobre da população, que é vítima de anos e anos sem políticas sociais eficazes de habitação e expansão urbana. O não planejamento do crescimento das cidades vai interferindo na vida da comunidade.

“Percebe-se que a existência destes assentamentos populacionais informais espalhados pelas cidades paraenses vem sendo, há muito tempo, ignorada pelas autoridades em geral, especialmente pelo Poder Público Estadual, pois o que se observa, até então, é a total inexistência de uma política estadual voltada para o tema”, avalia o deputado.

Leia mais:

Chamonzinho alertou, ainda: “Hoje, pode-se afirmar que o Estado do Pará precisa urgentemente implementar uma política de regularização fundiária, para efetivamente apoiar os municípios paraenses garantindo assistência técnica e financeira no enfrentamento dos graves problemas decorrentes dessa questão”.

ÁREAS
As ocupações urbanas de que trata o primeiro requerimento são: Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola), Araguaia (Fanta), Alzira Mutran, Folha 35, Folha 1, Beira Rio / Bairro da Paz, Bom Planalto, Carajás I, Carajás II, Filadelfia, Vale do Itacaiúnas, Independência, Liberdade, Bairro Infraero, Vila São José (Km 8), Jardim União, Jardim Bela Vista, São Miguel da Conquista, Jardim Vitória / Nativa, Boa Vista, Centro Norte / São Felix I, II E III, Francolândia.

EDUCAÇÃO
O segundo requerimento do deputado estadual Chamonzinho, direcionado ao Governo do Pará, solicita providências para implantação de uma escola de Ensino Médio no Jardim União, como forma de atender as populações de pelo menos sete bairros hoje totalmente desassistidos, após anos sem política de expansão da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

NOVA MISSÃO
Chamonzinho falou, também, da emoção pessoal e felicidade de estar iniciando um novo ciclo na sua carreira política, agora como deputado estadual, após anos de experiência como vereador e prefeito. Também rememorou a sua liderança regional como presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat) e da União dos Vereadores (Uvesspa).

Disse que pretende honrar os votos que recebeu, dando ressonância aos grandes clamores e temas de interesse da população do sul e sudeste do Pará e que para isso confia muito no governo Helder Barbalho.
Agradeceu a sua família por todo o apoio e incentivo e citou o pai, João Chamon Neto, exaltando o mandato que ele fez como deputado estadual até o último mês de janeiro, e lhe desejando sucesso na nova função de Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará.
O discurso de Chamonzinho na Alepa foi transmitido pela Correio FM, ao vivo. (Da Redação)

Foto: Ozéas Sousa/Alepa