Para aumentar o número de pessoas cadastradas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais um mutirão para cadastro no Cartão Nacional de Saúde, no dia 16 de fevereiro. Interessados devem comparecer a unidade básica de saúde mais próxima o cadastramento.
Segundo Josiana Alencar, coordenadora do Cartão SUS, Marabá, que tem uma população de cerca de 300 mil habitantes, conta hoje com mais de 330 agentes comunitários de saúde. Esses ACS cobrem uma área equivalente a 205 mil indivíduos que dispõem do cartão SUS, o restante dos moradores pode ter ou não o documento, para levantamento desses dados está sendo feita uma pesquisa de campo. O mutirão visa atingir especialmente esse público que está fora da cobertura dos agentes comunitários.
A partir deste ano, em âmbito nacional, devido à importância no monitoramento das ações do Programa Saúde na Escola, o Ministério da Saúde tem exigido que o documento seja apresentado no ato da matrícula escolar.
Leia mais:O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde que contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão. (Divulgação PMM)