Uma das principais praças esportivas de Marabá, o conhecido Parque São Jorge está tão perto, quanto distante, de ter a sua tão sonhada iluminação. É que a obra nesse sentido, com postes e sistema de primeira qualidade, foi concluída, graças a uma emenda do deputado estadual João Chamon Neto (MDB), cumprindo compromisso com os desportistas da cidade. Mas o governo Simão Jatene findou sem pagar os últimos dois terços da obra, simplesmente ignorando a sua responsabilidade e deixando a empreiteira na mão.
Chamon reuniu a comunidade, desportistas e a imprensa ontem, às vésperas do final do seu mandato como parlamentar, para denunciar o fato, que ele atribui a perseguição partidária promovida pelo governo tucano. De acordo com o deputado, a empresa que prestou os serviços de implantação da iluminação do campo não recebeu pelos serviços prestados. “Me sinto extremamente discriminado, mais uma vez, pelo governo passado, pelo fato deles não terem honrado com um compromisso tão sério. Dos quase R$ 300 mil, o governo pagou pouco mais de R$ 20 mil, que foi a primeira parcela”, explicou.
“A empresa, por ser marabaense, concordou que nós possamos agora, com o novo governo, buscar o pagamento desta obra, para que eles não fiquem com um prejuízo, e não ficarão. Mas, de qualquer forma, eu precisava tornar isso público, mostrar para as pessoas que recurso público precisa ser tratado com respeito, dignidade e observando as leis do portal transparência”, reivindicou.
Leia mais:Ainda de acordo com Chamon, Simão Jatene não deu sequer satisfação sobre como ficaria o restante do pagamento para a empresa. “O governo não deixou nenhuma satisfação. O recurso é o deputado quem consegue. Foi uma decisão infeliz do governo. Uma discriminação. E a empresa não sofrerá as consequências desse calote”, criticou.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Eloi Silva Ribeiro, também esteve presente na visita ao campo do São Jorge para observar a conclusão da obra e lamentou a situação. “A gente lamenta em saber que uma obra concluída por uma empresa genuinamente daqui de Marabá não recebeu o valor combinado”, desabafou.
“Vamos buscar uma solução junto ao atual governo para que possa pagar esse débito com a empresa. Tenho certeza que o posicionamento do deputado Chamon, com o apoio do nosso prefeito Tião Miranda e o governador Helder, eles conseguirão resolver esse problema”, opinou.
Para o desportista Bismarck Martins da Conceição, a expectativa é grande para utilizar o campo. “A gente agradece ao deputado João Chamon por ter conseguido essa emenda parlamentar para que o nosso sonho viesse a se tornar realidade. Nós torcemos para que todos os tramites legais com a empresa sejam realizados, e o quanto antes a gente possa utilizar a iluminação do Parque São Jorge”, comentou.
Novo governo
O deputado Chamon reafirmou o compromisso com o novo governador do Pará, Helder Barbalho, e disse que juntos vão procurar uma saída legal, junto a nova gestão para honrar o compromisso em favor do desporto e do Município de Marabá para que todos os cidadãos possam usufruir do Parque São Jorge. (Karine Sued)