“O governo do Estado precisa equipar o sistema de segurança pública. Seja no sentido de inteligência, de equipamento ou pessoal. Precisam trabalhar em conjunto a Polícia Militar, a Polícia Civil e o sistema penitenciário, que é a SUSIPE, para poder conter esses índices de violências. Muitas vezes as ordens saem da própria prisão”. A análise é do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Marabá, Ismael Gaia Pará. Ele tomou posse no cargo nesta sexta-feira (25), juntamente com o colega Luís Gonzaga Andrade Cavalcante, vice-presidente, para o triênio 2019-2021.
Os dois advogados, que agora vão liderar a categoria em Marabá e região, falaram com exclusividade ao CORREIO minutos antes da solenidade de posse, na sede da OAB, na Folha 26 da Nova Marabá. Ismael Gaia assume o comando da entidade em substituição ao próprio irmão, Haroldo Gaia, que ocupou o cargo por duas gestões consecutivas (2013/2015 e 2016/2018), totalizando seis anos. Haroldo, aliás, foi quem conduziu a solenidade, na condição de conselheiro vitalício. O evento contou com a presença de diversas autoridades como juízes, advogados, vereadores e demais convidados.
Gaia foi eleito presidente da OAB de Marabá em eleição realizada no dia 28 de novembro de 2018. Ele encabeçava a chapa “Avante”, e teve como concorrente a colega advogada Joziane Colinetti, da chapa “Inova”.
Leia mais:Expectativa
Questionado pela reportagem do CORREIO, o novo presidente da OAB Subseção de Marabá, Ismael Gaia, afirmou que a expectativa para o mandato que se inicia é de muito trabalho e de apoio da categoria. Ele ressaltou que o seu compromisso é o defender os interesses dos advogados e da sociedade como um todo. Segundo ele, o papel do órgão é auxiliar a Justiça para a melhoria efetiva, cobrando mais celeridade e cumprimento dos processos.
“A OAB tem sua relevância nacional para auxiliar a administração da justiça, cobrar celeridade do judiciário em termos de processo. Por exemplo, quando um cidadão procura alguém para buscar o seu direito, ele vai atrás de um advogado. E este advogado recebe o cliente e dá entrada no processo na justiça. O profissional faz isso para buscar um direito que foi violado e a justiça precisa estar preparada para receber essas ações”, explicou.
Segurança pública
O advogado disse ter uma expectativa muito boa quanto ao governo que inicia no Pará e opina que a Segurança Pública é um dos pilares que deve ser reforçado. Considera que essa área merece atenção maior, principalmente no sul e sudeste do Estado. “É importante olhar para a nossa região. É uma localidade muito conflituosa. Ainda que índices maiores de violência estejam ocorrendo na capital, é importante que o novo governador olhe com carinho para a região, no sentido de melhorar todas as estruturas do estado”, afirmou.
Diretoria da subseção
Presidente: Ismael Gaia Pará
Vice-presidente: Luis Gonzaga Andrade Cavalcante
Secretária-geral: Andréa Bassalo Vilhena Gomes
Secretária-geral-adjunta: Aracélia Vieira da Silva
Diretor tesoureiro: Adebral Lima Favacho Junior
Conselho Subseccional
Allan Augusto Lemos Dias
Alex Gomes Pires
Cláudia Maria Gomes Chini
Fanny Silva Rodrigues
Gilberto Alves
Marcos Luiz Alves de Melo
Ricardo moura
Romoaldo José oliveira da silva
Fernando Pacheco
(Karine Sued)