Com 99,81% das urnas apuradas neste domingo (4), o ex-governador Helder Barbalho (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Chicão (União Brasil), foram eleitos senadores da República pelo Pará. Helder obteve 26,08% dos votos válidos, o equivalente a 2.336.002 votos, tornando-se o mais votado na disputa. Chicão conquistou a segunda vaga com 22,43% dos votos, totalizando 2.008.700 sufrágios.
A eleição de Chicão foi marcada por uma virada histórica durante a apuração. O candidato, que chegou a ocupar a quarta colocação, avançou conforme o avanço da contagem e só garantiu a segunda posição quando mais de 99% das urnas já estavam computadas. Helder, por sua vez, confirmou a preferência apontada pelas pesquisas e liderou a disputa desde o início do processo de apuração.
Helder Barbalho, de 47 anos, administrador de formação, deixou o governo do Pará em abril deste ano para disputar o Senado. Ele governou o estado por dois mandatos consecutivos (2019-2026) e, antes disso, foi prefeito de Ananindeua, deputado estadual e vereador. Chicão, de 65 anos, cujo nome completo é Francisco das Chagas Silva Melo Filho, acumula cinco mandatos como deputado estadual e preside a Alepa. Advogado e servidor público, ele nasceu no Acre e construiu toda a trajetória política no Pará. Os dois eleitos assumirão o mandato de oito anos a partir de 1º de janeiro de 2027.
Leia mais:
