Correio de Carajás

Canaã dos Carajás cobra Águas do Pará sobre falhas no abastecimento

Representantes da Prefeitura em reunião de cobrança com os gestores da concessionária Águas do Pará
✏️ Atualizado em 29/08/2026 08h05

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), uma reunião de cobrança com os representantes da concessionária Águas do Pará, responsável pelo serviço de distribuição de água tratada, coleta e tratamento de esgoto no Estado do Pará. O objetivo do encontro foi exigir explicações formais da companhia sobre o déficit na prestação do serviço, que vem causando transtornos e prejuízos diretos às famílias canaenses.

​Para demonstrar a urgência e a gravidade com que a gestão trata o problema, a Prefeitura montou uma força-tarefa de cobrança. A reunião foi liderada pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Dinilson José, e contou com a participação direta dos secretários Geam Meirey (Governo), Bárbara Andrade (Planejamento), Marilda Natal (Finanças) e Charlos Melo (Meio Ambiente), além do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), João Nunes.

​“Não vamos aceitar que a população pague a conta por um serviço ineficiente. A Prefeitura está fazendo a sua parte, cobrando com rigor, e exigimos que a empresa cumpra com suas obrigações, apresentando soluções rápidas e definitivas para o nosso cidadão”, destacou o vice-prefeito Dinilson José durante o encontro.

Leia mais:

​Na pauta, os gestores municipais exigiram ciência detalhada do cronograma e das medidas que a empresa está adotando, em caráter de urgência, para a normalização do abastecimento em todas as áreas afetadas.

Em nota, a Águas do Pará afirmou que tem adotado medidas para ampliar a produção e reforçar o abastecimento. Entre as ações estão a “perfuração de novos poços, incluindo um poço no bairro Jardim Europa, que já está em operação, além do monitoramento contínuo dos poços existentes e da captação superficial e planejamento para implantação de 13 mil metros de rede de distribuição”. Veja a nota na íntegra no fim da matéria.

Estudo hídrico do Parque Veredas

Além da cobrança imediata à concessionária, a Prefeitura de Canaã dos Carajás anunciou uma medida preventiva e de longo prazo. O município confirmou que encomendou um estudo técnico aprofundado sobre a disponibilidade hídrica do Parque Veredas, principal ponto de captação de água do município. O levantamento servirá como base estratégica para nortear ações futuras de infraestrutura, preservação ambiental e garantia da segurança no abastecimento para as próximas gerações.

O que diz a empresa

Em nota, a empresa informou o seguinte: “A Águas do Pará informa que mantém contato constante com a Prefeitura de Canaã dos Carajás e vem realizando reuniões com a administração municipal para apresentar as ações que estão sendo realizadas para melhorar o abastecimento de água no município.

Desde o início da operação, em janeiro deste ano, a concessionária vem adotando medidas para ampliar a produção e reforçar o abastecimento, considerando o cenário climático adverso enfrentado pela região, influenciado pelo fenômeno El Niño.

Entre as ações estão a perfuração de novos poços, incluindo um poço no bairro Jardim Europa, que já está em operação, além do monitoramento contínuo dos poços existentes e da captação superficial e planejamento para implantação de 13 mil metros de rede de distribuição. A concessionária também reforçou o atendimento à população com caminhões-pipa, criou novos pontos de abastecimento e instalou reservatórios móveis e geradores em áreas estratégicas”.