Correio de Carajás

Alma reúne comunidade para posse de 11 novos membros na academia

Cerimônia no Plenarinho da Câmara marcou aniversário de 13 anos da entidade, que agora conta com 25 membros perpétuos

Grupo de pessoas posando para foto em cerimônia de posse de nova diretoria acadêmica ou institucional.
Acadêmicos perpétuos e os correspondentes que tomaram posse na noite da última sexta-feira
✏️ Atualizado em 06/07/2026 10h17

A noite da última sexta-feira, 3 de julho, foi marcada por celebração e exaltação à cultura regional no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá. A Academia de Letras de Marabá (Alma) realizou a sua solene Cerimônia de Sessão de Posse e Diplomação de sete novos acadêmicos perpétuos e cinco correspondentes, reunindo autoridades, intelectuais e o público local.

O presidente da Academia de Letras de Marabá (ALMA), Manoel Rodrigues, destacou que a posse dos novos acadêmicos representa mais do que uma cerimônia formal: simboliza o compromisso com a preservação da memória, o fortalecimento da cultura e a valorização da produção intelectual. Segundo ele, ao ingressarem na instituição, os novos membros assumem a missão de defender a língua portuguesa, incentivar a literatura, estimular a leitura e contribuir para a formação de novas gerações, fortalecendo a identidade cultural de Marabá e da Amazônia.

Os novos membros da Alma, que tomaram posse em cerimônia no Plenarinho da Câmara

O presidente também ressaltou que, em um mundo marcado pela rapidez da informação, a literatura permanece insubstituível como instrumento de conhecimento e transformação social. Ele conclamou os acadêmicos a atuarem de forma unida, colocando em primeiro plano o amor pelas letras, pela educação e pela cultura, e afirmou que a grandeza de uma academia está nas ideias que abriga e no impacto que produz na sociedade.

Leia mais:

“Uma academia não se mede pelo tamanho de seu prédio, mas pela grandeza das ideias que abriga. Tenho absoluta convicção de que, com a chegada dos novos membros, nossa academia torna-se ainda mais forte, mais representativa e mais preparada para cumprir sua missão junto à sociedade.”

Presidente da Alma, Manoel Rodrigues deu boas-vindas aos 11 novos acadêmicos da entidade

Apelo pela literatura nas escolas

Um dos grandes destaques da noite foi o discurso do novo acadêmico perpétuo, Orlando Morais, empossado para ocupar a cadeira nº 09, que tem como patronesse a escritora Creuza Salame. Ao assumir a tribuna, Morais proferiu palavras emocionantes que ressoaram fortemente entre os presentes.

Em sua fala, o novo acadêmico enalteceu o valor transformador dos livros e o poder emancipatório da leitura na formação cidadã. Indo além do protocolo, Orlando Morais fez uma conclamação direta e enérgica aos seus novos colegas de fardão, convocando os acadêmicos a unirem forças para promover ativamente a leitura e a literatura dentro das escolas do município de Marabá, aproximando os jovens estudantes dos escritores locais e do hábito de ler.

Entre as autoridades presentes ao evento estavam o vereador Marcos Andrade; a coordenadora do Campus VIII da Universidade Estadual do Pará, Mirian Pereira; a presidenta da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará, Cláudia Chini; e Magno Barros, diretor da Diretoria Regional de Educação.

Um bolo celebrou os 13 anos da Academia de Letras de Marabá

Novos membros empossados

A cerimônia seguiu o rito de apresentação das biografias e entrega dos diplomas e carteiras de membros da Alma. Entre os novos membros que assumiram cadeiras como acadêmicos perpétuos e correspondentes constam os seguintes nomes:

  • Francisca Cerqueira (Fran Cerqueira): Cadeira nº 19 (Patronesse: Olga Savary).
  • Glecia Sousa: Cadeira nº 22 (Patronesse: Maria Firmina dos Reis).
  • Lusa Sousa: Cadeira nº 121 (Patronesse: Maria das Neves Batista Pimentel).
  • Nilva Burjack: Cadeira nº 20 (Patronesse: Cora Carolina).
  • Lara Borges: Cadeira nº 06 (Patronesse: Carolina Maria de Jesus).
  • Rose Pinheiro: Cadeira nº 23 (Patronesse: Beatriz Nascimento).
  • Orlando Morais: Cadeira nº 09 (Patronesse: Creuza Salame).
  • Andre Goveia: acadêmico correspondente da cidade de Tocantínia, Estado do Tocantins.
  • Junior Vaz: acadêmico Correspondente da cidade de Canaã dos Carajás, Pará.
  • Jose Ribeiro: Acadêmico correspondente da cidade de Imperatriz, Maranhão.

Zacarias Martins: acadêmico correspondente da cidade de Gurupi-TO.