Correio de Carajás

Marabá: Seja Digital ainda distribui kits conversores na véspera do desligamento

A próxima quarta-feira, dia 9, marca a última emissão de sinal analógico de televisão em Marabá. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para tanto, é necessário que a população verifique se a antena é digital e se o televisor precisa, ou não, de um conversor.

Caso precise, instalar os equipamentos é indispensável para continuar acompanhando à programação. “Estamos informando à população que desde 5 de dezembro iniciamos o processo de desligamento na cidade e no dia 9 de janeiro é o encerramento. As emissoras já estão migrando e, depois do dia 9, ninguém mais vai poder assistir à TV analógica. Toda a população precisa se preparar porque é o último prazo, é a última data e não vamos mais prorrogar”, informa Eliana Santos, gerente-regional da Seja Digital, instituição responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Para famílias cadastradas em programas sociais, no entanto, a distribuição dos kits conversores é feita gratuitamente pela Seja Digital. As famílias que têm direto e ainda não retiraram o material devem realizar o agendamento o quanto antes. Para isso, basta ligar para o número 147 ou acessar www.sejadigital.com.br .

Leia mais:

Com o Número de Inscrição Social (NIS) ou Cadastro da Pessoa Física (CPF) é possível saber se o cidadão tem direito e, em caso positivo, escolher o melhor local, data e horário para retirar os equipamentos e, em seguida, realizar a instalação. Em Marabá, são mais de 37 mil kits para serem distribuídos e mais de 29 mil já foram distribuídos.

“A missão da Seja Digital é não deixar ninguém para trás. Estivemos desde setembro fazendo ações em bairros e mobilizando e aquelas pessoas que não acreditaram agora estão vendo que as televisões já estão desligando”, acrescenta Eliana Santos. Ela acrescenta que aqueles que passaram por ações da Seja Digital ao longo dos últimos meses e cadastraram o CPF verifiquem se tiveram o NIS atualizado e se agora já possuem direito ao kit. (Adriana Oliveira)