O governador eleito Helder Zahluth Barbalho e o vice Lúcio Vale participam da cerimônia oficial de posse realizada na manhã desta terça-feira (1), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém.
O ato solene realizado em Belém é o primeiro de três, tendo em vista que, pela primeira vez na história, um Governador eleito fará cerimônias de posse em três cidades diferentes: Belém, Marabá e Santarém.
Por esse motivo, a Missa de Ação de Graças – costumeiramente realizada no dia da posse oficial – foi antecipada na manhã da última segunda-feira (31). A celebração conduzida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira foi realizada na Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha.
Leia mais:NOVO GOVERNADOR
Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979. Ele é graduado em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.
Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).
Em 2008 foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.
Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional. (Da Redação, com DOL)
g