📅 Publicado em 20/04/2026 17h21✏️ Atualizado em 20/04/2026 17h34
A comunidade evangélica e a sociedade marabaense amanheceram de luto nesta segunda-feira, 20 de abril. Faleceu, por volta das 7 horas da manhã, Silvanete Pereira de Melo, carinhosamente conhecida por todos como Irmã Silvia, aos 69 anos. Ela estava internada há 30 dias em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Sudeste do Pará, lutando contra problemas cardíacos que já a afligiam há pelo menos um ano.
Irmã Silvia deixa um legado de dedicação à família e ao próximo. Ela era casada há 47 anos com o senhor Hugo Iaghy de Melo e deixa três filhos: Nayra Melo, Hugo Iaghy e Josilene. Nos últimos anos, a obreira havia optado por uma vida mais tranquila, passando a maior parte do tempo na chácara da família.
Sua trajetória, no entanto, foi marcada por uma intensa atuação social e política. Durante muito tempo, Irmã Silvia liderou o serviço social da igreja Assembleia de Deus Missão, com atuação de destaque nas gestões dos pastores Jonatas Cavalcante e José Costa. Sua vocação para ajudar os mais vulneráveis a levou também para a política partidária, tendo sido candidata a vereadora em pelo menos três eleições, sempre alcançando expressivas votações. Sua liderança era fortemente consolidada nos bairros da região periférica da cidade e na zona rural.
Leia mais:A notícia de seu falecimento gerou forte comoção nas redes sociais, onde amigos e irmãos de fé prestaram homenagens. Jorge Patricio destacou sua vocação solidária: “Nossa irmã Silvia partiu para a casa do PAI, uma referência do cuidado com o próximo, sempre ajudando os mais vulneráveis. Descansou da sua labuta terrena”.

Rosan Rocha relembrou sua dedicação: “Uma pessoa de um grande coração, que por muito tempo se dedicou ao trabalho social (inclusive na Igreja)”.
Já Antonia Paiva do Nascimento recordou sua atuação prática: “Irmã Silvia, uma pessoa que tinha o dom de se doar, uma verdadeira assistente social. No bairro Santa Rosa, nas enchentes, ela não saía enquanto não mudasse as famílias”.
A liderança da Assembleia de Deus Missão também se manifestou. O vice-presidente da congregação em Marabá, pastor Amarildo Coelho, publicou uma mensagem emocionada: “Sua vida foi um exemplo de fé, serviço e compromisso. Trabalhou muito, sempre com alegria no coração e disposição para servir, deixando um legado precioso que jamais será esquecido”.
Em nota oficial de falecimento, assinada pelo presidente pastor Marcos Melo, a igreja externou condolências à família e ressaltou o trabalho incansável da obreira: “Fica para nós a saudade, mas também a certeza de que ‘preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos’ (Salmos 116:15)”.
O velório da Irmã Silvia está sendo realizado no templo da Assembleia de Deus Missão, localizado na Rua das Castanheiras, 1.119, no bairro Novo Horizonte.
As homenagens fúnebres seguem até a manhã desta terça-feira (21), feriado de Tiradentes. O sepultamento está marcado para as 16 horas, no Cemitério da Marabá Pioneira, onde ela será sepultada junto aos seus pais.

