Flagrado cometendo furto em uma loja no Bairro Tropical, em Parauapebas, Jardiel de Souza da Silva foi agarrado por populares que depois o entregaram para uma guarnição da Polícia Militar. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira, 24, véspera de Natal, em uma loja localizada na Rua das Castanheiras.
De acordo com informações da polícia, o acusado já tem um histórico de furtos, com passagens pela polícia, pelo mesmo crime, nas delegacias das cidades de Altamira e Santarém, no oeste do Pará. No caso de Santarém, a justiça está à procura dele, para intimá-lo no processo que responde.
Jardiel se ‘especializou’ em furtar principalmente lojas de roupas. Para sair dos estabelecimentos sem levantar suspeita ou flagrado pelos detectores de sensores localizados na porta das lojas, ele sempre usa sacolas ou caixas de papelão forradas com papel alumínio, que bloqueia as ondas emitidas pelos sensores colocados nas roupas.
Leia mais:Segundo funcionários da loja onde ele cometeu o furto, essa já era a segunda vez que ele agia no estabelecimento comercial. Uma das funcionárias informou que, ao verificar as câmeras de segurança, observou-se que Jardiel agia no momento em que a loja estava cheia de clientes. Ele aproveitava que os funcionários estavam ocupados atendendo às demais pessoas para sair sorrateiramente.
Na manhã de segunda-feira, no entanto, como já tinham visto a imagem dele, após o último furto, um dos funcionários o reconheceu enquanto ele enchia as sacolas de roupa, aproveitando o grande movimento no local, devido às compras de Natal. O funcionário deu o alarde e Jardiel saiu correndo da loja, levando uma peça de roupa.
Os gritos de ‘pega ladrão’ chamaram atenção de pessoas que transitavam na rua e estas saíram correndo atrás dele, conseguindo agarrá-lo. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu para a 20ª Seccional Urbana, onde foi apresentado ao delegado Gabriel Henrique.
Ainda na segunda-feira, o advogado constituído por ele, Tony Araújo, conseguiu fazer a liberação dele durante a audiência de custódia. Contente em voltar rapidamente às ruas, Jardiel até acenou com um ‘jóia’ para fotografia posada ao lado do advogado. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)