Correio de Carajás

Repórter Correio 22/12/2018

Nem o posto escapa

Servidores públicos atendiam no Posto de Saúde do Bairro Liberdade nesta sexta-feira, dia 21, por volta das 12h30, quando um sujeito munido de arma de foto deu voz de assalto a todos que ali estavam. A priori, de valor, levou celulares da turma toda. À Polícia, que chegou depois, as vítimas narraram que arma era prateada e que o ladrão trajava bermuda jeans, mais camisa e boné na cor laranja.

100% online

Leia mais:

Dar entrada no seguro-desemprego ficou um pouco mais fácil. Desde quarta-feira (19), é possível realizar o procedimento por meio do Portal Emprega Brasil. A ideia é permitir que o cidadão tenha acesso ao benefício sem precisar comparecer a uma unidade do Sine (Sistema Nacional de Emprego). Usar a internet já era possível, mesmo assim, o cidadão tinha de comparecer a um posto de atendimento para conferência da documentação. Agora, todas as etapas poderão ser 100% online. A ida a uma unidade do Sine só será necessária em caso de pendências ou divergências cadastrais.

Desemprego

O Brasil fechará o terceiro ano seguido com a taxa de desemprego acima da casa dos dez pontos percentuais. Entre 2012 e 2015, a quantidade de pessoas desocupadas no País ficou abaixo deste teto, variando entre 6,8% e 8,5%. Agora, o cenário é outro. Em 2016 e 2017, a taxa foi de 11,5% e 12,7%, respectivamente. E em 2018, a média anual até outubro é de 12,4% – o número oficial do ano será divulgado no dia 31 de janeiro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelas estatísticas oficiais do País.

Mortes violentas

O Brasil teve, nos primeiros nove meses de 2018, uma redução de 12,4% no número de mortes violentas com relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim são números de guerra civil. É o que mostra um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e portal G1, dentro do Monitor da Violência, parceria que conta ainda com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP).

Mortes violentas II

Os dados do índice nacional de homicídios, que permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país, mostram que, entre janeiro e setembro de 2018, 39.183 brasileiros foram vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. Por outro lado, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que, entre janeiro e setembro de 2017, foram registradas 44.733 mortes violentas.

É bom frisar

O Brasil termina 2018 como o oitavo país com o maior número de assassinatos de jornalistas no mundo até o momento. No total foram quatro mortes no ano marcado por eleições, o mesmo número registrado nas Filipinas.