Correio de Carajás

Suspeitas de monitorar agentes ambientais são presas em Anapu

Investigação da Polícia Federal revela esquema que visava frustrar fiscalizações ambientais e apreende quase 2 mil comprimidos de anfetamina.

A investigação apura um esquema de monitoramento ilegal na travessia da Balsa de Belo Monte
✏️ Atualizado em 18/03/2026 10h37

Agentes da Polícia Federal prenderam duas mulheres em Anapu, no sudoeste do Pará, no âmbito de investigação que apura um esquema de monitoramento ilegal na travessia da Balsa de Belo Monte. A estrutura era utilizada para acompanhar o deslocamento de agentes públicos e, assim, dificultar ações de repressão a ilícitos ambientais.

Contra uma delas foi cumprido um mandado de prisão temporária. A outra foi autuada em flagrante por comercialização ilegal de comprimidos de anfetamina, conhecida como “rebite”.

Leia mais:

De acordo com a PF, as investigações apontaram suspeita de repasse de informações sobre fiscalizações com o objetivo frustrar operações, especialmente nos municípios de Senador José Porfírio e Anapu.

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, foi apreendido o aparelho celular da investigada, no qual foram identificados o aplicativo de monitoramento e conversas relacionadas aos fatos investigados. Nas buscas, também foram encontrados 1.972 comprimidos de anfetamina. Outra investigada assumiu a posse do material e foi presa em flagrante.

As envolvidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal em Altamira para a realização dos procedimentos de polícia judiciária cabíveis. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros participantes do esquema e aprofundar a apuração das responsabilidades penais.