Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas, drogas e equipamentos ligados ao tráfico, além de um suspeito baleado que morreu dias depois no hospital, em Parauapebas. A ação ocorreu no dia 3 de fevereiro deste ano, no bairro Palmares I, e foi conduzida por equipes do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA), vinculado ao 23º Batalhão da PM.
De acordo com o relatório policial, a operação foi desencadeada após informações de que envolvidos em um homicídio registrado no mesmo dia estariam escondidos na área. Durante patrulhamento na Rua Tancredo Neves, por volta das 16 horas, os militares visualizaram um homem saindo de uma residência com a mão na cintura, sendo possível perceber a coronha de uma arma de fogo. Ao notar a aproximação da viatura, ele correu para os fundos do imóvel.
Durante o acompanhamento, um dos policiais se deparou com um suspeito armado com um revólver calibre .38, que teria apontado a arma na direção da equipe. Diante da ameaça, os agentes efetuaram disparos para neutralizar o risco. O homem foi encontrado ferido cerca de 100 metros adiante e socorrido ao Hospital Geral de Parauapebas.
Leia mais:Ele foi identificado como Antônio Gabriel da Silva Mascena, que permaneceu internado sob cuidados médicos até o dia 13 de fevereiro, quando teve o óbito registrado às 23h20.
Na residência e com os suspeitos, a PM apreendeu uma pistola Taurus calibre 9 milímetros com dois carregadores e 19 munições, um revólver calibre .38, 35 porções de substância semelhante à maconha, centenas de embalagens plásticas utilizadas para fracionamento de drogas, quatro aparelhos celulares, um notebook e dois rádios comunicadores.
Outro homem, identificado como Mikael Lucas Silva Gomes, foi detido no local e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Segundo a Polícia Militar, Antônio Gabriel já possuía antecedentes por tráfico de drogas. Em julho de 2025, ele havia sido preso durante outra operação do GPA no bairro Jardim Tropical, também em Parauapebas, ocasião em que foram apreendidos mais de 600 gramas de entorpecentes, balanças de precisão e materiais utilizados na preparação e comercialização da droga.
Informações policiais apontam ainda que Antônio Gabriel seria integrante do Comando Classe A (CCA), facção criminosa com origem no sistema prisional paraense e atuação consolidada em diversos municípios do estado, especialmente nas regiões sul e sudeste. O grupo está associado a atividades como tráfico de drogas, disputas territoriais e confrontos armados com organizações rivais.
O 23º Batalhão informou que segue intensificando o patrulhamento em áreas consideradas estratégicas, com base em análises criminais e ações preventivas, com o objetivo de enfraquecer a atuação de facções criminosas e reduzir os índices de violência no município.
