📅 Publicado em 14/02/2026 08h23✏️ Atualizado em 14/02/2026 08h41
O Campeonato Paraense chega à última rodada da primeira fase, neste domingo (15), com mais dúvidas do que certeza. É claro que já existem times classificados e a briga contra o rebaixamento ainda não está definida, mas tem muita coisa em jogo ainda. O empolgante é que todos os jogos estão agendados para as 15h30, para que ninguém entre em campo sabendo o resultado das partidas em que são diretamente interessados.
O Cametá, líder da competição, assim como Tuna (2º), Remo (3º) e Castanhal (4º) estão matematicamente garantidos. Os times que figuram entre o 5º até o 8º lugar (todos com 7 pontos) também estão bem encaminhados, mas ainda precisam pontuar na última rodada para consolidar a classificação. São eles, pela ordem: Capitão Poço, Águia de Marabá, Paysandu e Santa Rosa.
As equipes do São Raimundo (em 9º) e Amazônia (em 10º) tanto podem se classificar como podem ser rebaixados. Situação um pouco pior vive o São Francisco, que está em 11º lugar, com 4 pontos, e tem uma chance muito remota de ficar em oitavo. Teria que vencer o clássico contra o São Raimundo e torce por tropeças de ao menos um dos times que está com 7 pontos; e do Amazônia, que tem 5.
Leia mais:O caso mais desesperador da competição é do Bragantino, que terminou em primeiro na primeira fase do Parazão 2025, mas agora está segurando a lanterna da competição. O Tubarão de Bragança é o único time que ainda não venceu e soma apenas dois pontos. Precisa vencer uma embalada Tuna, que vem de 3 vitórias seguidas; e precisa torcer por derrotas do Amazônia e do São Francisco.
Ao final da sexta rodada, os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados. Já o 9º e o 10º colocados nem avançam de fase e nem caem.

