Correio de Carajás

Associação Coração Solidário inaugura novo espaço na Folha 28

Iniciativa reúne voluntários e garante atendimento gratuito à população

Dois homens, um padre e outro de camisa polo, sorrindo em frente a um fundo de parede com o logo 'Correio' em verde e branco.
Pe. Dimas e Gilton: À esquerda, padre Dimas da Silva idealizador do projeto, com Gilton Rolin, integrante da diretoria e voluntário - Foto: Milla Andrade
Por: Milla Andrade
✏️ Atualizado em 11/02/2026 18h36

Criado a partir de uma iniciativa comunitária em 2024, o Projeto Coração Solidário se consolida como um braço social da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Folha 28, no Núcleo Nova Marabá. A iniciativa reúne profissionais voluntários de diferentes áreas para oferecer atendimentos gratuitos à população em situação de vulnerabilidade.

Formalizado em setembro de 2025, o projeto passou a contar com CNPJ, dando origem à Associação Beneficente Coração Solidário, e terá a inauguração do novo espaço nesta quinta-feira (12), na Folha 28.

Em entrevista ao Correio de Carajás na manhã desta quarta (11), o pároco e responsável pela implementação, padre Dimas Ferreira da Silva, falou sobre o compromisso cristão que fundamenta o projeto. “É um cumprimento da ordem de Jesus. Ele deixa bem claro que uma das missões do cristão é cuidar dos irmãos mais necessitados”, diz.

Leia mais:

À frente da paróquia desde 2023, padre Dimas explica que a iniciativa começou com atendimentos na área de psicologia e ganhou estrutura após a identificação de novas demandas. “O projeto surgiu com a ideia de juntar profissionais para emprestar a sua profissão a Jesus. Essa é a ideia principal do Coração Solidário”, afirma o sacerdote.

No primeiro ano, cerca de 700 pessoas foram atendidas nas áreas de saúde, educação, assistência social e esporte. Em 2025, a vertente da saúde realizou 510 atendimentos gratuitos entre fevereiro e dezembro, com serviços em diversas especialidades.

EDUCAÇÃO E ESPORTE

Na educação, os jovens também foram beneficiados com aulas do Cursinho Pré-Enem Solidário, realizado em agosto de 2025, com o voluntariado de 13 professores e um total de 30 alunos matriculados. Além dos atendimentos voltados à saúde, 45 alunos participaram das aulas de judô e 35 do jiu-jitsu, por meio de parcerias.

Além disso, foram distribuídas aproximadamente 400 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela associação.

Atualmente, o projeto possui cinco vertentes, cada uma gerida por seus coordenadores. Segundo o padre, o foco está nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura e esporte. “Cada área já vem exercendo atividades. São fisioterapeutas, psicólogos, clínico geral, pediatra, cardiologista”, conta.

Os atendimentos são realizados no prédio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28. Com a inauguração do novo espaço, a equipe passará a contar com um local mais amplo e voltado especificamente para os atendimentos, com mais salas, o que possibilitará ampliar o número de pessoas atendidas.

VOLUNTARIADO COMO MISSÃO

Todos são chamados a disponibilizar seus serviços em prol da missão. “O profissional diz a agenda dele, e nós divulgamos. Todos que estão conosco são voluntários de coração e isso faz jus ao nosso lema ‘do coração para os corações’”, completa.

Para o padre, o voluntariado nasce do encontro com Jesus, pois segundo ele, é impossível um cristão ter uma experiência pessoal com Deus e não se sentir tocado em ajuda, porque a partir desse encontro nos sentimos uteis para ajudar.

Em sua fala, ele esclarece que os atendimentos começam com uma triagem realizada por uma assistente social. A partir dessa avaliação, o beneficiado é direcionado ao profissional adequado. “Não temos uma estrutura grande, mas queremos chegar lá”, encerra.

Gilton Rolin, integrante da diretoria da associação, também esteve na redação e explicou que a iniciativa surgiu da própria demanda da comunidade paroquial. “Vimos a necessidade das pessoas que participavam da paróquia de ter, por exemplo, atendimento médico ou assistencial, até mesmo tirar alguma dúvida em relação à advocacia”, explica.

Gilton destaca que o crescimento do projeto exigiu organização formal. “Achamos por bem organizar esses atendimentos não de forma aleatória, mas de maneira organizada”, destaca. Ele ressalta ainda que, além das celebrações religiosas, a proposta da paróquia é oferecer suporte concreto às pessoas que procuram a igreja. “Muitas vezes as pessoas nos procuravam e a gente não tinha como ajudar. Esse projeto veio para trazer essas respostas”, afirma.

ATENDIMENTO E NOVO ESPAÇO

Fachada da Associação Beneficente Coração Solidário com prédio branco e azul.
O novo espaço solidário será inaugurado nesta quinta-feira (12), às 19h30, na Folha 28

Atualmente, o atendimento é destinado prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O interessado passa por triagem da assistência social, que avalia a situação financeira e direciona ao profissional adequado. “Às vezes a pessoa procura um atendimento médico e nem sabe qual especialista precisa. A assistência social faz essa triagem e já direciona para não ficar pulando de um profissional para outro”, explica.

Embora a prioridade seja atender moradores da área da Folha 28, o projeto já recebe pessoas de diferentes bairros da cidade.