Correio de Carajás

MP investiga contrato suspeito na Secretaria de Agricultura de Marabá

Seagri paga altos valores para manter veículos a gasolina, mas a maior frota é a diesel
Por: Da Redação

Desde o mês de janeiro deste ano, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) investiga um contrato no valor de R$ 337.280,00, para contratação de empresa para prestação de serviços à Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) de Marabá.

O Contrato nº 208/2025/SEMAD – AA 007/2025-CPL prevê que a empresa realize manutenção, com reposição de peças, de motocicletas e veículos leves, pesados e utilitários movidos a gasolina pertencentes à secretaria. E é justamente aí que nasceu a desconfiança e a investigação começou.

É que a maior parte da frota da Seagri é composta por veículos movidos a diesel, como tratores e caminhões, que são usados exatamente em atividades rurais. Esse fato gera dúvidas quanto ao contrato elevado voltado principalmente à manutenção de veículos a gasolina.

Leia mais:

Ao mesmo tempo em que isso ocorre, a Seagri está com apenas seis tratores em funcionamento, dos 26 existentes. Quanto às retroescavadeiras, somente uma das quatro está operando. No tocante, à escavadeira hidráulica, o equipamento está parado há 12 meses, sem registro de qualquer hora-máquina no atual governo.

O resultado disso é que não há registros de ações ou projetos em várias áreas, como infraestrutura e insumos (irrigação e distribuição de calcário), cadeias produtivas (avicultura, piscicultura, apicultura e agroindústria), assim como assistência técnica (atendimento presencial e projetos de pastejo rotacionado).

Procurada desde janeiro para falar sobre o estranho contrato, que é objeto de investigação formal do Ministério Público, a Prefeitura de Marabá nunca se pronunciou.