📅 Publicado em 07/02/2026 08h55✏️ Atualizado em 07/02/2026 09h05
A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) de Marabá divulgou, nesta sexta (5), que apreendeu duas armas de fogo durante uma tentativa de mediação de disputa sobre uma área em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
Conforme a Polícia Civil, a equipe especializada foi informada sobre a ocorrência de um conflito iniciado na quarta (4). Os relatos iniciais, diz o órgão, eram de uma ocupação violenta por cerca de 80 integrantes do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL).
Assim, nesta sexta, uma equipe foi ao local, com apoio do Batalhão Rural da Polícia Militar. Ainda segundo a Polícia Civil, diversas testemunhas de ambos os lados foram ouvidas e reclamaram de hostilidade umas das outras. Foi constatado que moradores da região estabeleceram uma tenda nas proximidades da área ocupada.
Leia mais:
“Os ocupantes também relatam ameaças e hostilidades praticadas por proprietários das áreas circunvizinhas. Todos esses casos estão sendo apurados pela Polícia Civil”, informou o delegado Vinícius Cardoso das Neves, que coordenou a ação.
No local da invasão, a autoridade policial realizou tentativa de mediação, contudo o grupo de ocupantes informou que não iria se retirar voluntariamente da área.
Durante a diligência, a equipe policial foi informada que um dos membros do movimento havia utilizado uma arma de fogo durante a ocupação. Segundo o delegado, uma pessoa foi identificada como suspeita de atos de violência com o armamento e encaminhada à delegacia para ser interrogada no procedimento policial. Em revista no acampamento dos ocupantes, a equipe policial localizou duas armas de fogo de fabricação caseira, que foram apreendidas.
“Nosso papel é solucionar esse conflito fundiário da maneira mais pacífica possível, utilizando-se de mediação técnica e aplicação da lei. Todos os crimes daí advindos serão apurados pela Delegacia de Conflitos Agrários”, finalizou o delegado.
