Correio de Carajás

‘Cristo Alegria’ transforma Carnaval em experiência de fé e evangelização em Marabá

Evento chega à 7ª edição com programação gratuita voltada à participação das famílias

Procópio Neto, coordenador do evento, à direita, ao lado do idealizador, padre Pedro Fabiano /Foto: Milla Andrade
Por: Milla Andrade

A chegada do Carnaval movimenta foliões em diferentes regiões do país. Em Marabá, o período também será marcado por uma programação religiosa voltada à fé e à evangelização. De 14 a 17 de fevereiro, o público católico do município participa do congresso ‘Cristo Alegria’, que chega à sétima edição como uma alternativa cristã ao Carnaval. As atividades serão realizadas gratuitamente no ginásio do Colégio Monte Castelo, na Avenida 2000, no Bairro Novo Horizonte, na Cidade Nova.

A programação tem início no sábado, dia 14, e segue até a terça-feira, dia 17, reunindo missas, pregações, shows e momentos de oração. O coordenador geral do congresso, Procópio Neto Santos, esteve na redação do Portal Correio de Carajás e falou sobre a consolidação do evento ao longo dos anos. “O Cristo Alegria surge com o propósito de o jovem católico viver um Carnaval diferente. É uma proposta de evangelização”, diz Procópio.

Ele explica que a abertura oficial acontece no sábado, às 17h30, com a celebração da Santa Missa. A programação segue até a terça-feira de Carnaval, com entrada gratuita e participação aberta ao público interessado em vivenciar o período carnavalesco em uma experiência religiosa.

Leia mais:

O coordenador destaca que o evento foi criado com o objetivo de oferecer aos jovens uma vivência alternativa durante o carnaval.  “O evento tem a intenção de possibilitar uma experiência carnavalesca diferente”, explica.

A organização do congresso não cobra entrada e conta com o apoio de parceiros locais. Interessados em colaborar com a realização do evento podem entrar em contato pelo Instagram @cristoalegriamaraba. Por se tratar de uma programação gratuita e de grande porte, a organização segue aberta a novas parcerias. “Temos custos elevados com atrações, manutenção e infraestrutura. Estamos de portas abertas para quem deseja apoiar”, pontua.

Inicialmente voltado ao público jovem, o organizador evidencia que o evento ampliou seu alcance ao longo dos anos. “Percebemos a necessidade de alcançar também as famílias”, reconhece Procópio, ressaltando que atualmente a proposta atende pessoas de todas as idades.

Para ele, embora os jovens ainda representem a maioria do público, o evento hoje é pensado para toda a família. A cada edição, o número de participantes cresce. De acordo com o organizador, no ano passado, cerca de 2.200 pessoas passaram diariamente pelo ginásio, somando mais de 8 mil participantes ao longo dos quatro dias. Os números mostram que o propósito de evangelização está sendo cumprido.

Para este ano, a expectativa é de novo crescimento, especialmente na segunda-feira de Carnaval, quando ocorre a tradicional procissão do Santíssimo. “O número de participantes sempre aumenta”, compartilha padre Pedro Fabiano.

Em entrevista, ele destaca que, nesta edição, o Cristo Alegria contará com a união de carismas. “Neste ano estaremos junto com outro retiro, o Restaurai-vos”, diz. O pároco da Paróquia Sagrada Família também ressalta que o congresso atrai fiéis de diferentes municípios da região, como Belém, Parauapebas, Curionópolis, São Domingos e Bom Jesus.

PROGRAMAÇÃO E TRANSPORTE GRATUITO

No sábado, dia 14, o credenciamento começa às 16 horas, com a entrega das camisas adquiridas antecipadamente. A Santa Missa será celebrada às 17h30, seguida de show. Nos demais dias, a programação inicia às 9 horas e segue até às 22 horas.

Feliz por realizar mais uma edição do evento, padre Pedro Fabiano também destacou a disponibilização de transporte gratuito entre os núcleos da cidade. “Todos os dias teremos um ônibus saindo do núcleo Nova Marabá para a Cidade Nova”, afirma.

Os pontos de saída são a Igreja São José Operário, no Km 7, e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28, ambas na Nova Marabá. O transporte estará disponível cerca de uma hora e meia antes do início das atividades.

Com uma proposta já consolidada, o congresso reforça a participação das famílias católicas em um encontro voltado à fé, e encontro dom Deus.