Correio de Carajás

Diocese de Marabá aprofunda debate sobre moradia digna

Evento reuniu mais de 160 representantes de paróquias, pastorais e movimentos para estudar o tema "Fraternidade e Moradia" e planejar ações para o período da Quaresma

Todos os participantes reunidos ao final do encontro/ Fotos: Pascom

A Diocese de Marabá promoveu, no último fim de semana (30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro), o Encontro Diocesano de Animadores da Campanha da Fraternidade 2026. O evento, realizado na Chácara do Bispo, em Marabá, reuniu mais de 160 participantes, entre sacerdotes, leigos, religiosos e representantes de todas as paróquias, pastorais, movimentos e organismos diocesanos.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre o direito à moradia digna. A formação buscou promover a compreensão pastoral e o engajamento da Igreja local na vivência concreta da fraternidade e do compromisso cristão diante dessa realidade social.

A programação teve início na sexta-feira (30), com a acolhida dos participantes e uma Santa Missa, seguida por momentos formativos e a introdução à Campanha, conduzida por Dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá. Ainda na primeira noite, os caminhos e perspectivas da CF 2026 foram detalhados pela professora Lady Anne, assessora do encontro, que também atua como coordenadora diocesana de Pastoral e integra a equipe de animadores da Campanha da Fraternidade do Regional Norte 2.

Leia mais:
Foram vários momentos de discussão sobre o tema

No sábado (31), os participantes vivenciaram momentos de espiritualidade e partilha. A programação incluiu uma reflexão sobre a metodologia do “Ver”, focada em analisar a situação da moradia no Brasil, assessorada pela professora Lady Anne. Na parte da tarde, Dom Vital conduziu a etapa do “Iluminar”, com atividades em grupo que apresentaram caminhos para a construção da fraternidade e do direito à moradia. Ao final do dia, foi realizada uma imersão social e pastoral, que proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer a realidade de moradia de famílias venezuelanas na Marabá Pioneira e no Residencial Magalhães Barata, no núcleo São Félix.

O encontro foi concluído no domingo (1º de fevereiro) com a etapa do “Agir”, conduzida pelos seminaristas Rafael e João Eduardo por meio da Via Lucis. Em seguida, foram elaborados planos de ação pastorais e propostas de políticas públicas, divididos por áreas de atuação. O evento culminou com a Santa Missa de encerramento, presidida por Dom Vital Corbellini.

O encontro teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre o direito à moradia

A presença constante do bispo diocesano ao longo de todo o encontro reforçou a importância da Campanha da Fraternidade como um caminho de evangelização, formação e ação transformadora na sociedade, a ser vivenciado especialmente durante o tempo da Quaresma.

“Estamos muito felizes com a realização deste encontro. Vieram representantes de todas as áreas pastorais, mais de 160 pessoas. Louvamos a Deus por tudo o que aconteceu aqui neste fim de semana. Agora, vamos pôr em prática a Campanha da Fraternidade, ajudando especialmente as pessoas que mais precisam, para que todos tenham uma moradia digna”, declarou Dom Vital ao final do evento.

Por meio deste estudo, a Diocese de Marabá reafirma seu compromisso com a formação pastoral, fortalecendo a construção de uma Igreja sinodal, missionária e atenta aos desafios do nosso tempo, em sintonia com o chamado da Igreja no Brasil para uma fé encarnada e comprometida com a dignidade humana e o bem comum. (Da Redação, com divulgação da Pascom)