Fora do governo?
O burburinho nos bastidores da Prefeitura de Marabá e entre os vereadores intensificou-se nesta sexta-feira (30/1), com informações que apontavam para a iminente saída de Mancipor Lopes do comando do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), órgão responsável pela gestão do saneamento básico no município. Segundo relatos, um possível substituto, identificado como Wilson Tibes, ex-colaborador da Vale, já estaria sendo apresentado aos servidores como o novo chefe da autarquia. Em contrapartida, uma fonte interna da prefeitura afirma que a versão oficial é de que Mancipor teria apenas saído de férias, com retorno garantido ao posto.
Fora do governo? (II)
Leia mais:No início da noite desta sexta, a coluna tentou contato direto com Mancipor Lopes, que não atendeu nem retornou as ligações. Até o momento, não há nenhum ato de exoneração publicado oficialmente. Contudo, circula há mais de um mês nos corredores do governo de Toni Cunha a informação de que o prefeito estaria insatisfeito com o desempenho de Mancipor, considerando a possibilidade de realocá-lo em outro setor da administração. A pressão pela sua saída do SSAM teria partido de vereadores da base aliada, que apontam suposta “inoperância” na gestão da autarquia. O nome cotado para a substituição seria uma indicação de Ítalo Ipojucan, sogro do prefeito.
Segurança pública
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Marabá, instaurou procedimento administrativo para acompanhar, fiscalizar e monitorar o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (COMSEG) e do Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (FMSP) no município. A medida foi assinada pela promotora de Justiça Daniella Maria dos Santos Dias, no último dia 28 de janeiro de 2026. O objetivo é verificar o cumprimento das deliberações, atos administrativos e o regular funcionamento dos dois órgãos, que foram instituídos pela Lei Municipal nº 18.258, de 7 de dezembro de 2023.
Segurança pública II
A legislação criou oficialmente o COMSEG como um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento ao Poder Executivo, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). Entre as atribuições do conselho estão sugerir prioridades para a política de segurança pública do município, fiscalizar a execução dessa política, acompanhar os serviços de segurança pública e privada, além de propor campanhas de promoção da paz e de combate à violência.
Segurança pública III
O COMSEG também pode opinar previamente sobre programas, projetos e ações de segurança pública, bem como sobre a instalação de empreendimentos que impactem diretamente a segurança da população, como bares, casas de eventos, escolas infantis e instituições bancárias.
Com a abertura do procedimento administrativo, o Ministério Público passa a exercer acompanhamento mais próximo das atividades do conselho e da gestão dos recursos do Fundo Municipal de Segurança Pública, buscando garantir transparência, legalidade e efetividade das políticas voltadas à segurança em Marabá.
Diocese
A Diocese de Marabá está realizando desde ontem e até o domingo, dia 1º, o Estudo da Campanha da Fraternidade 2026, reunindo representantes de toda a Diocese de Marabá. O encontro acontecerá na Chácara do Bispo, em Marabá, e contará com a participação de sacerdotes, leigos, leigas, religiosos e religiosas das diversas paróquias, pastorais, movimentos e organismos diocesanos. O estudo tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2026, propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovendo a compreensão pastoral e o engajamento da Igreja local na vivência concreta da fraternidade, da conversão e do compromisso cristão com a realidade social.
Aniversário do batalhão
O 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), uma das mais tradicionais e estratégicas unidades do Exército Brasileiro na Amazônia, comemorou seu 53º aniversário em uma cerimônia solene realizada na noite de quinta-feira (29), em Marabá. O evento reuniu autoridades civis e militares para celebrar a trajetória da instituição. A solenidade foi presidida pelo comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general-de-Brigada Ênio Barbosa Fett de Magalhães, e pelo comandante do 52º BIS, tenente-coronel Lucas Tiago Moreira.