Correio de Carajás

Israel anuncia reabertura da fronteira entre Egito e Faixa de Gaza

A fronteira entre Egito e Gaza, conhecida como passagem de Rafah, é a principal porta de entrada e saída de palestinos do enclave

David H. Wells/Getty Images

O governo de Israel anunciou que reabrirá a fronteira que liga o Egito a Faixa de Gaza, que estava sob controle israelense desde o início de 2024. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (30/1) pela Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat), órgão responsável por coordenar a política civil no enclave palestino.

Com a decisão, refugiados que deixaram Gaza após o início do conflito entre Israel e Hamas poderão retornar ao enclave. Segundo a administração de Benjamin Netanyahu, a passagem de Rafah, como também é conhecida a fronteira, será reaberta no domingo (1º/2).

“Em conformidade com o acordo de cessar-fogo e a diretiva do escalão político, a passagem de Rafah será aberta neste domingo (1º de fevereiro) em ambos os sentidos, apenas para circulação limitada de pessoas.”, informou o Cogat em um comunicado.

Leia mais:

Apesar da medida, só será permitido o retorno de palestinos que deixaram a Faixa de Gaza durante o conflito, segundo o governo israelense.

A reabertura da passagem de Rafah fazia parte dos termos da primeira fase do plano de paz entre Israel e Hamas. O pacto foi apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e entrou em vigor no início de outubro do último ano.

Composto por três fases, o plano está atualmente na segunda etapa, informou o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, em 14 de janeiro. Nela, está prevista a desmilitarização e o fim do governo do Hamas em Gaza.

(Fonte: Metrópoles)