Correio de Carajás

Embraer anuncia acordo para fabricar aviões na Índia

Parceria prevê linha de montagem no país asiático, cooperação na produção de aeronaves e geração de empregos, ampliando a presença da fabricante brasileira em um mercado estratégico.

O Legacy 600 é uma das aeronaves da empresa brasileira usado na Índia. — Foto: Liam McBurney/Pool via REUTERS
✏️ Atualizado em 27/01/2026 09h14

O grupo indiano Adani e a empresa brasileira Embraer assinaram nesta terça-feira (27) um acordo para a construção de aviões na Índia, que almeja virar uma referência mundial no setor da aviação.

As duas empresas estabelecerão uma “linha de montagem” e vão colaborar na produção de aviões e na formação de pilotos, entre outros, afirma um comunicado conjunto.

“O ecossistema proposto está destinado a apoiar a demanda interna e, simultaneamente, gerar um número significativo de empregos diretos e indiretos”, acrescenta o comunicado, sem revelar detalhes financeiros.

Leia mais:

A Adani, presidida pelo bilionário Gautam Adani, é um grande conglomerado que atua nos setores portuário e de energia. Com o acordo, ele busca impulsionar seus negócios no setor aeroespacial.

A Força Aérea da Índia, país mais populoso do mundo, utiliza aviões da Embraer, incluindo o Legacy 600 e o “Netra” AEW&C, baseado no modelo ERJ145.

“A Índia é um mercado fundamental para a Embraer”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Commercial Aviation, no comunicado.

A Embraer anunciou em outubro que fechou o terceiro trimestre de 2025 com uma carteira de pedidos de 490 aeronaves.

(Fonte:G1)