O Comandante Militar do Norte, general-de-Exército José Ricardo Vendramin Nunes, realizou uma visita operacional à Guarnição de Marabá na última semana com o objetivo de verificar as capacidades da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Acompanharam a visita o major-brigadeiro-do-Ar José Virgílio Guedes de Avellar, comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional; o general-de-Divisão Carlos Feitosa Rodrigues, comandante da 8ª Região Militar; o general-de-Brigada Márcio Cossich Trindade, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte. A comitiva foi recepcionada pelo general-de-Brigada Enio Barbosa Fett de Magalhães, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

A programação, ao longo do dia 22 de janeiro, teve início com uma formatura geral que reuniu as tropas das Organizações Militares sediadas no município. Em seguida, foram avaliados os materiais de emprego militar, bem como o nível de preparo individual e coletivo da tropa para a utilização adequada das tecnologias e armamentos disponíveis.

A verificação confirmou a plena condição de pronto emprego da tropa, requisito indispensável para o desempenho das atribuições da Brigada, que atua como Força de Prontidão do Comando Militar do Norte e Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro. A presença do Comandante Militar do Norte na Guarnição de Marabá contribuiu, ainda, para o fortalecimento da coesão e do espírito de corpo, aspectos essenciais à eficiência operacional.

“O preparo permanente, aliado à união entre os diferentes escalões, reafirma o compromisso da 23ª Brigada de Infantaria de Selva com a defesa e proteção da Amazônia e com a pronta resposta às demandas da Força Terrestre”, disse a brigada, em seu informe. (Da Redação, com informações da 23ª Bda.)
