Marabá será palco, no próximo dia 27 de janeiro, da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, um evento de alcance nacional que percorre o Brasil para promover conexões estratégicas e debater os rumos do setor. A iniciativa, que pela primeira vez chega à região Norte por meio do Pará, reunirá empresários, executivos, startups, poder público e o ecossistema de inovação local no auditório do Senai, das 8h30 às 17h. O encontro visa estimular a competitividade industrial, a adoção de novas tecnologias e o desenvolvimento sustentável.
Com o tema “Transição Ecológica e Digital”, a jornada é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com correalização do Sistema Federação das Indústrias do Pará (FIEPA).
Segundo Alrilene Brandão, gerente regional do Sebrae em Marabá, a escolha da cidade reflete sua crescente importância no cenário industrial. “Conseguimos trazer o evento para Marabá, que, pela mobilização do público, já é um sucesso. É uma oportunidade de nós mostrarmos para o Brasil como Marabá está, e a gente sabe a grandeza que é a cidade”, destacou.
Leia mais:Carliane Primo, gestora do Senai em Marabá, ressalta a importância estratégica da cidade sediar esta edição. “Esse evento é realizado pela CNI, a Confederação Nacional das Indústrias, e o Sebrae Nacional, com a co-realização da FIEPA. Nós somos parte dessas duas casas. E escolher o Marabá, nós estamos sendo privilegiados por essa oportunidade de estar sendo o primeiro evento da região norte acontecendo em nossa cidade”, afirmou.
Para Carliane, a instituição tem papel fundamental nessa iniciativa. “O Senai não faz parte somente da parte educacional. Nós trabalhamos com inovação e tecnologia também. E a nossa intenção é estar atraindo cada vez mais e aproximando o sistema, tanto o Sebrae, para que a gente possa cada vez mais desenvolver as nossas empresas da região e que as nossas empresas também aqui de Marabá possam estar igual com qualquer região”.
Carliane enfatiza que a inovação é um caminho irreversível. “A inovação é um caminho sem volta. A gente fala que não tem mais volta. Então, a tendência é a gente só crescer e a gente tem que estar nivelado com o que está acontecendo”, ressaltou. Para ela, o fato de Marabá sediar a jornada comprova o potencial da cidade.
“O fato de Marabá sediar essa jornada de inovação mostra que a cidade cresceu bastante. Marabá é uma grande cidade no estado do Pará, que tem um potencial grande. Está crescendo as indústrias, é uma cidade que está bem localizada”, destacou. Carliane também menciona que o evento ocorrerá primeiro em Marabá (dia 27), depois em Santarém (dia 29) e depois em Belém (em março).
A programação será dividida em dois momentos. Pela manhã, a partir das 9h, ocorrerão dois painéis centrais: “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital” e “Desafios e Oportunidades da Transição Ecológica”. Estão confirmadas as participações de grandes empresas com atuação na região, como Vale, Sinobras, Tecnored, Correias Mercúrio, Intergrãos, Terra Norte Metais, Panificadora Pérola, FibraLink e a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Marabá (COREMA).
Segundo Carliane, os painéis contarão com especialistas de renome. “Pela manhã, nós vamos ter os panelistas. Já estão confirmadas as empresas que vão participar. Sinobras, Terra Norte, Vale, Tecnored, são dois painéis, duas temáticas: uma da transição ecológica e uma da transição digital”, explicou.
Durante a tarde, das 13h30 às 17h, serão realizados dois workshops simultâneos com vagas limitadas a 30 participantes por turma: “Acesso ao Fomento à Inovação”, que apresentará formas de conseguir financiamento para projetos, e “Gestão da Inovação”. Carliane também convida o público diversificado para o evento. “A gente convida empresários, acadêmicos, o terceiro setor, o poder público. A gente convida a população para estar conosco”, afirmou.
As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fiepa.org.br. A organização alerta, no entanto, que a procura tem sido alta e as vagas para o auditório, com capacidade para 200 pessoas, estão próximas de se esgotar. (Texto: da Redação / entrevista: Chagas Filho)
Serviço:
Dia: 27/01
Hora: 8:30 às 17:00
Endereço: SENAI Marabá – Folha 31 Quadra especial, lote especial, s/n – Nova Marabá
Programação Completa
Manhã
09h00 | Credenciamento e networking
Welcome coffee
09h30 | Abertura institucional
09h45 | Apresentação da Jornada Nacional de Inovação da Indústria
10h00 | Painel – Desafios e Oportunidades da Transformação Digital
Participação: Panificadora Pérola, Correias Mercúrio, Intergrãos e Sinobras
11h00 | Painel – Desafios e Oportunidades da Transição Ecológica
Participação: Vale, Tecnored, Terra Norte Metais e Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Marabá (COREMA)
12h00 | Almoço
Tarde (13h30 às 17h)
Workshops simultâneos – vagas limitadas (30 participantes por turma):
* Acesso ao Fomento à Inovação
* Gestão da Inovação
17h00 | Encerramento e coffee break

