📅 Publicado em 22/01/2026 09h00✏️ Atualizado em 22/01/2026 09h02
Antes mesmo da primeira rodada, o Parazão 2026 já tem bola rolando fora das quatro linhas. Quem entrou em campo foi o Independente Atlético Clube. A equipe da cidade de Tucuruí ingressou, na Justiça comum, com um pedido de adiamento do certame, faltando menos de uma semana para o início da competição. O pedido foi feito nesta quarta-feira (21). Vale dizer que o clube prcourou a Justiça comum.
Inclusive, a ação é motivada pela decisão do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), que determinou que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) refaça o julgamento que revogou a perda de pontos da Tuna Luso e do Capitão Poço na disputa da última temporada, determinada pelo TJD-PA.
O Independente defende que a competição não deve ter continuidade enquanto o processo não for completamente encerrado; e que, até o novo julgamento do STJD, o que vale é a decisão do TJD-PA, ou seja, o time seguiria na elite do futebol paraense. Uma alternativamente, para não paralisar a competição, seria a não homologação dos jogos da primeira rodada.
Leia mais:À Imprensa de Belém, um dos vice-presidentes da Federação Paraense de Futebol (FPF), Sandclei Montes, informou que a entidade está ciente do processo e que acatará qualquer decisão judicial. Mas, por outro lado, ele observa que seria lamentável uma paralisação.
“O presidente da FPF está atento a isso, o jurídico está falando 24h sobre o assunto. Caso ocorra a paralisação, traria um prejuízo grande, porque não há data para fazer o campeonato lá na frente”, alerta.
De todo modo, até o final da tarde desta quarta-feira, as partidas da primeira rodada estão mantidas, com Remo e Bragantino, no sábado (24), às 16h; Cametá e Castanhal, no domingo (25), às 16h; Paysandu e São Raimundo, também no domingo, às 17h; Águia e Santa Rosa, às 17h, ainda no dia 25; depois São Francisco e Capitão Poço, na terça-feira (27), às 16h; e Amazônia e Tuna, na quarta-feira (28), em horário ainda a ser confirmado.
