📅 Publicado em 16/01/2026 16h29
Na manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Civil do Pará, por meio da Superintendência Regional de Altamira, deflagrou a operação 5º Mandamento que resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão contra policiais militares lotados em Anapu e no distrito de Belo Monte.
Identificados como Cruz, Helton e Luciano, os alvos são suspeitos de envolvimento no duplo homicídio do casal Arionildo Cavalcante Ferreira e Celi Silva Ferreira, ocorrido em 26 de novembro de 2025.

A primeira fase da operação culminou na prisão de Rodrigo Teixeira, o “Piqui”, em 5 de janeiro deste ano, após as investigações apontarem sua participação direta no crime.
Leia mais:De acordo com o delegado Guilherme Moraes, da Superintendência Regional de Altamira, os policiais estavam de serviço no dia do crime e teriam demonstrado morosidade no atendimento da ocorrência. Os agentes são investigados tanto por possível participação direta no duplo homicídio quanto por intimidação de testemunhas, incluindo familiares das vítimas.
A delegada Larissa Leite, responsável pelo inquérito, afirma que os suspeitos possuem ligação direta com o crime e teriam dado apoio à fuga de um dos investigados. Conforme a investigação, o duplo homicídio teve um mandante, que segue sendo procurado pela polícia.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, munições e outros objetos, que passarão por perícia. As investigações continuam com o objetivo de esclarecer completamente o caso e apresentar respostas à sociedade e aos familiares de Arionildo Cavalcante Ferreira e Celi Silva Ferreira. Até o momento não foram divulgadas informações sobre o que motivou o assassinato do casal
A operação contou com apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), da Delegacia de Homicídios e da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA).
O CRIME
Na noite do crime, ao se aproximarem da porteira da propriedade rural, localizada no Travessão 95, na zona rural de Anapu, as vítimas foram abordadas e levadas do local.
Uma filha do casal percebeu a movimentação suspeita a partir da sede da fazenda, localizada a cerca de 200 metros da porteira, e acionou vizinhos e familiares, que iniciaram buscas.
As vítimas foram encontradas sem vida na manhã seguinte, em uma área situada a aproximadamente 30 quilômetros da sede do município de Anapu.
