Correio de Carajás

Procurado por homicídios no Ceará, ‘Mortadela’ é preso em Palestina

Vinícius vivia há alguns anos em Palestina do Pará, de onde continuava a atuar de forma remota
Por: Luciana Araújo

Uma operação conjunta das Polícias Civis do Pará e do Ceará resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e na apreensão de quatro armas de fogo no município de Palestina do Pará. A ação foi conduzida na quinta-feira (8), pela 10ª Região Integrada de Segurança Pública (10ª RISP), com foco no combate ao tráfico de drogas e a crimes violentos letais intencionais.

De acordo com o delegado Antônio Mororó, superintendente da 21ª Seccional Urbana da Polícia Civil de Marabá, os mandados foram cumpridos contra Vinícius da Silva Oliveira, conhecido como “MT”. Ele também utilizava os apelidos “Mortadela” ou “Manguinho”. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil em Brejo Grande do Araguaia. O suspeito está entre os mais procurados do estado do Ceará e é considerado de alta periculosidade pela Secretaria de Segurança Pública daquele estado.

O superintendente explicou que os três mandados de prisão preventiva decorrem de investigações distintas. O primeiro está relacionado à participação em organização criminosa, com base na Lei nº 12.850, de 2013. O segundo refere-se à associação para o tráfico de drogas, ao exercício da traficância e à posse irregular de arma de fogo. Já o terceiro mandado é relativo a homicídios qualificados atribuídos ao investigado, cometidos ou ordenados por ele.

Leia mais:

Ainda conforme Mororó, o suspeito vivia há alguns anos no município de Palestina do Pará, de onde continuava a atuar de forma remota. “Ele vivia na comunidade como se nada de anormal estivesse acontecendo, mas permanecia na ativa, ordenando crimes à distância”, explica.

Antônio Mororó: “Ele vivia na comunidade como se nada de anormal estivesse acontecendo, mas permanecia na ativa, ordenando crimes à distância”/ Foto: Evangelista Rocha

Durante o cumprimento das ordens judiciais, a Polícia Civil realizou buscas em duas residências. Em uma delas, foi apreendido um revólver calibre 38. Na outra, os policiais encontraram uma pistola calibre 380, dois revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 20, totalizando quatro armas retiradas de circulação, segundo informou o delegado.

Por conta da apreensão do armamento, foram lavrados dois autos de prisão em flagrante, apresentados na Delegacia de Brejo Grande do Araguaia. Um deles foi em desfavor de “MT” e o outro contra um homem identificado como Francisco.

Ao final da operação, o saldo foi de três mandados de prisão preventiva cumpridos, duas prisões em flagrante delito e a apreensão de quatro armas de fogo.

Para Mororó, a ação reafirma o compromisso da instituição com a segurança da população. “É uma gestão pautada no combate à traficância, ao tráfico de drogas e aos crimes violentos letais intencionais”. (Com informações de Evangelista Rocha e Polícia Civil)