Correio de Carajás

Repórter Correio

Censo do Agro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) E O Ministério do Planejamento e Orçamento informaram a autorização de contratação temporária de 39.108 trabalhadores para atuarem no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua. A Portaria Conjunta MGI/MPO Nº 90 liberando as admissões foi publicada esta semana. “As contratações têm como objetivo viabilizar a operacionalização dos levantamentos censitários, que envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional. Os contratos serão firmados nos termos da Lei nº 8.745, de 1993”, informou o MGI, em nota à imprensa.

TCM

Leia mais:

O TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) do Pará multou o ex-prefeito de Uruará, oeste do estado, Gilson de Oliveira Brandão em R$ 96 mil após constatar irregularidades na gestão de contratos de professores temporários entre os anos de 2023 e 2024. A decisão foi tomada pelo plenário da corte na última semana. Os conselheiros consideraram ilegal a suspensão dos vínculos trabalhistas durante o período de férias escolares.

TCM II

De acordo com a auditoria realizada pelo TCM, a Prefeitura de Uruará promoveu o distrato de 517 servidores temporários em dezembro de 2023, antes do término oficial de seus contratos. No mês seguinte, janeiro de 2024, recontratou mais de 76% desses mesmos profissionais.

Bolsonaro

A perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal concluiu, nesta sexta-feira (19), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) necessita de duas intervenções cirúrgicas, sendo uma delas considerada urgente. O laudo técnico indica a necessidade de procedimento “o mais breve possível” para tratar um quadro de soluços crônicos persistentes e uma outra cirurgia, “em caráter eletivo”, para correção de uma hérnia inguinal bilateral.  A decisão está sob análise do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após pedidos de urgência apresentados pela defesa do ex-mandatário.

Medicina

Marabá ganhou 54 novos médicos esta semana, com a colação de grau da segunda turma de formandos da Afya (antiga Facimpa). A formatura da turma anterior foi também em 2025.

Dia do Ribeirinho

O Governo Federal sancionou a lei que institui o Dia Nacional do Ribeirinho, a ser celebrado anualmente em 6 de junho. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19), foi proposta pelo senador paraense Jader Barbalho (MDB). “É indiscutível a importância do ribeirinho na preservação dos rios e das matas (…) Existe um elo entre estas populações e os ecossistemas. É nesta relação com a natureza que as populações tradicionais constroem todo seu modo de vida”, disse Jader no projeto apresentado no Senado e que virou lei.

Corrida ao Senado

A menos de um ano das eleições federais de 2026, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é o nome favorito entre os paraenses para representar o estado no Senado a partir de 2027. O levantamento foi publicado pelo instituto Paraná Pesquisas na quarta-feira, 17. No principal cenário simulado pela pesquisa, Helder Barbalho lidera a corrida ao Senado com 50,8% das intenções de voto. Ele é seguido pelo deputado federal Éder Mauro (PL), com 32,2% do eleitorado. Nesta etapa do levantamento, cada entrevistado poderia citar até dois nomes da lista de potenciais candidatos.

Corrida ao Senado II

Em seguida, tecnicamente empatados na terceira posição, estão o ministro do Turismo, Celso Sabino (sem partido), com 22,2%; o senador Zequinha Marinho (Podemos), com 18,7%; e o ex-senador Paulo Rocha (PT), atualmente chefe da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), com 17,5%. Também aparecem na pesquisa o ex-governador Simão Jatene (sem partido), com 15,1%, e o deputado estadual Chicão Melo (MDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com 7%.

Senado

Em 2026, os brasileiros irão às urnas para eleger dois terços das 81 cadeiras do Senado Federal. Pelo estado do Pará, estão em jogo as vagas de Zequinha Marinho e Jader Barbalho (MDB), pai do governador Helder Barbalho — o terceiro senador paraense, Beto Faro (PT), foi eleito em 2022 e tem mandato previsto até o início de 2031. O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.505 eleitores em 60 municípios do Pará entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.