Correio de Carajás

Diretor nacional do Dnit diz que diagnóstico de ponte em Marabá vai demorar mais 15 dias

Vereadores de Marabá cobraram DNIT sobre interdição da ponte do Itacaiunas - Foto: Reprodução
Por: Chagas Filho
✏️ Atualizado em 11/12/2025 12h13

Durante reunião em Brasília (DF), que contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio de Oliveira Galvão, confirmou que o diagnóstico sobre a situação da ponte do Rio Itacaiunas, em Marabá deve ser concluído dentro de 15 dias.

A informação foi repassada após provocação feita pelos vereadores marabaenses Vanda Américo e Marcelo Alves, que estão em Brasília e cobraram uma resposta, pois a interdição parcial tem causado muito transtorno e já houve até acidentes fatais.

Na reunião, Oliveira Galvão informou inclusive que a ponte do Itacaiunas foi interditada para prevenir que não aconteça o mesmo que ocorreu com a ponte do Estreito (entre Maranhão e Tocantins), que desabou, matando seis pessoas.

Leia mais:

Ainda de acordo com o diretor nacional do DNIT, outras pontes estão passando pelo mesmo procedimento de Inspeção Especial na Estrutura, que visa “descascar” a ponte, para verificar a situação da conexão.

Após apresentar um afundamento, a ponte do Rio Itacaiunas teve de ser interditada parcialmente no último dia 23. A ponte mais velha, que fica ao lado, está funcionando com mão dupla. Além disso, a Ponte Ana Miranda também tem servido de desafogo para os condutores.