Correio de Carajás

Repórter Correio

Mostrou a face

Toni Cunha que vinha se escondendo atrás de uma recomendação do Ministério Público (em Belém) para não pagar os valores das emendas impositivas de orçamento da Câmara de Marabá, apelou e colocou a própria Procuradoria do Município para buscar liminar no Tribunal de Justiça e conseguiu. Com isso, as entidades. A decisão coloca em risco o funcionamento de diversas entidades sociais do município, que são mantidas com esses recursos.

Sem sentido

Leia mais:

Chama a atenção que o município não está em crise financeira e as emendas de indicação dos vereadores, feitas dentro da lei, representam uma parte ínfima do todo do orçamento do Município, mas Toni quer impedi-las a todo custo, numa espécie de birra. Ironicamente atinge seus próprios aliados na Câmara Municipal, uma vez que os vereadores da base também fazem uso dessa ferramenta para apoiar projetos.

Câmara

Por falar em Câmara Municipal de Marabá (CMM), nesta terça-feira (9) acontece a última sessão do ano em plenário, e será solene, para realizar homenagens a personalidades. Depois disso, o Legislativo entra em recesso de final de ano.

Uísque ‘batizado’

O Pará teve o seu primeiro caso de intoxicação por uísque ‘batizado’, depois do escândalo das garrafas com metano no Sudeste do país. O engenheiro Flávio Acatauassu, de 63 anos, foi a vítima após, segundo ele, consumir uma dose de uísque contaminado com metanol. O caso, pioneiro em denúncias de contaminação por destilados no Pará, já reverbera no comércio local, com uma notável cautela dos consumidores e uma leve queda nas vendas de bebidas alcoólicas no último fim de semana.

Uísque ‘batizado’ II

A jornada de Acatauassu começou em 5 de novembro, com a compra da bebida em uma unidade do grupo Mais Barato, no bairro de Nazaré. No dia seguinte, os primeiros sintomas surgiram, culminando em um diagnóstico alarmante confirmado por exames em um laboratório particular: envenenamento por metanol. Desde então, o engenheiro trava uma batalha por providências. A Polícia Civil do Pará anunciou no domingo (7) que a Delegacia do Consumidor (Decon) está apurando os fatos. Em nota, a corporação informou que, embora ainda não houvesse um registro formal da denúncia, a vítima foi intimada a prestar depoimento para acelerar a investigação. Do outro lado, o grupo supermercadista afirmou ter recolhido todo o lote suspeito das prateleiras e se colocou à disposição para colaborar com a apuração.

Uísque ‘batizado’ III

Flávio Acatauassu prepara-se para apresentar às autoridades um dossiê que compilou meticulosamente desde o início do incidente. O conjunto de provas inclui laudos, exames, protocolos de atendimento e, crucialmente, uma garrafa lacrada do mesmo lote do uísque suspeito. Este material será fundamental para desvendar a origem da adulteração e responsabilizar os envolvidos, enquanto a cidade observa apreensiva, questionando a segurança do que vai no copo.

Política

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil nesta segunda-feira (8), após decisão da executiva nacional da legenda. A medida foi tomada em votação secreta, que somou 24 votos favoráveis à saída do político paraense, sob a justificativa de infidelidade partidária.

Política II

O desligamento ocorre após Sabino decidir continuar na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente do Ministério. Sabino participou da reunião remotamente e se manifestou posteriormente pelas redes sociais. “Tenho a ficha limpa. Fui expulso do partido porque fiquei naquele que considero o melhor projeto para o Brasil”, declarou.

Resgate

Três tripulantes de uma embarcação que estava à deriva no litoral de Salinópolis, nordeste do estado, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) na tarde de domingo (7/12). Segundo o CBMPA, o barco havia sofrido pane no motor enquanto navegava próximo à Praia da Marieta, deixando os ocupantes sem controle da rota em pleno mar aberto.

Resgate II

Assim que o Corpo de Bombeiros soube do caso, uma equipe especializada em salvamentos aquáticos se deslocou até a embarcação, que se tratava de uma Flex Boat, para prestar ajuda. De acordo com o CBMPA, os militares verificaram que os três tripulantes — entre eles Geovani Ferreira dos Santos, 47 anos, morador do Porto Grande — estavam ilesos, porém impossibilitados de manobrar a embarcação. Os agentes garantiram o reboque da embarcação até o Porto Grande, garantindo que chegassem em segurança.