📅 Publicado em 08/12/2025 13h03✏️ Atualizado em 08/12/2025 14h52
Na manhã desta segunda-feira (8), representantes da concessionária Águas do Pará e da Cosanpa participaram de uma coletiva de Imprensa em um hotel do bairro Amapá para detalhar o processo de transição da operação dos serviços de saneamento básico em Marabá. A empresa privada iniciou oficialmente a gestão completa dos sistemas de água e esgoto no município hoje e ainda dos municípios de Dom Eliseu e Breu Branco, antecipando a entrada que só estava prevista para janeiro de 2026.
Segundo a nova concessionária, o objetivo da antecipação é acelerar melhorias estruturais ainda no primeiro ano de operação, ampliando a capacidade dos sistemas existentes e garantindo maior regularidade no abastecimento.
O gerente executivo da Águas do Pará no município, Felipe Silveira, destacou que as intervenções iniciais serão focadas nos núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, áreas com histórico de rodízio e instabilidade no fornecimento. “A primeira ação que estamos buscando viabilizar é a instalação de duas novas bombas na captação que abastece bairros de Marabá, para aumentar a disponibilidade de água e reduzir o rodízio”, explicou.
Leia mais:Silveira também adiantou o projeto de implantação de uma nova estação de tratamento de água na Marabá Pioneira, voltada para melhorar a qualidade da água distribuída à Velha Marabá. “A região da Marabá Pioneira terá um novo sistema de tratamento. Nosso foco é entregar maior qualidade de água para toda a Velha Marabá”, reforçou.
Além disso, ele afirmou que a concessionária já iniciou um estudo técnico que servirá de base para definir o cronograma de obras e o tipo de abastecimento de cada bairro, incluindo regiões historicamente sem atendimento como São Félix, Morada Nova e Cidade Jardim. Silveira ainda citou que mais de 30% da população paraense será contemplada com tarifa social, incluindo famílias de baixa renda em Marabá.

A empresa chega a Marabá, inicialmente, com 135 funcionários, sendo cerca de 10 dedicados exclusivamente ao sistema de esgoto. As demais equipes atuam em tratamento e manutenção de água, além do corpo de engenharia, que atende ambos os sistemas.
E os funcionários da Cosanpa?
O diretor da Cosanpa, Vitor Borges, destacou que os servidores efetivos da companhia têm estabilidade até maio de 2027, conforme acordo coletivo, e que seguirão atuando no município durante um período de transição, especialmente no setor de recuperação de crédito e renegociação de débitos dos consumidores.
Sobre possíveis transferências para Belém, Borges afirmou que isso pode ocorrer, mas não agora: “A mudança causa receio, mas ainda temos atividades a desenvolver em Marabá. A transferência não será imediata”.
Ele também esclareceu que a regulação da nova concessionária será feita pela ARCON (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos), e que haverá ainda um verificador independente, responsável por auditar o cumprimento das metas contratuais durante todo o período da concessão.
Sobre a Águas do Pará
A Águas do Pará, do Grupo Aegea, é hoje a responsável pelos serviços de água e esgoto em 126 municípios paraenses por força de contrato que vai durar 40 anos. E por esse contrato, a empresa deve investir mais de R$ 18,7 bilhões ao longo das próximas quatro década.
A Aegea chegou ao estado em 2014, começando por Barcarena, onde opera como Águas de São Francisco. Por lá, prometem universalizar o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário ainda este ano, oito anos antes do prazo previsto pelo Marco Legal do Saneamento.
Desde 1º de setembro, a companhia também assumiu os serviços em Belém, Ananindeua e Marituba, ampliando sua presença no Pará. Ao todo, 126 cidades passam a ter uma nova operadora, que afirma ter condições de investir e melhorar a infraestrutura de saneamento, incluindo eficiência operacional, inovação e ações sociais.
O plano é considerado o maior investimento em saneamento já anunciado para a Amazônia Legal. Só no primeiro ano, a previsão é aplicar R$ 871 milhões.
Fora do Pará, um dos exemplos usados pela empresa é Manaus (AM), onde atua desde 2018 e onde ampliou o número de famílias atendidas por tarifas sociais, como a Tarifa Manauara e o programa Tarifa 10.
Com a chegada ao Pará, a expectativa é atender mais de 5,5 milhões de pessoas em regiões que incluem a Grande Belém, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. A empresa também projeta alcançar cerca de 1,6 milhão de paraenses com a tarifa social.
Marabá é a principal cidade do chamado Bloco D dentro da concessão que a empresa venceu. Assim, os municípios desse bloco vão receber recursos da ordem de R$ 1,4 bilhão em cinco anos; R$ 5, bilhão em 10 anos; e R$ 6,1 bilhão em 40 anos.
Canais de atendimento
O único posto físico anunciado pela empresa é na Estação Cidadania, no Pátio Shopping. Além deste, apenas pelos canais virtuais: telefone 0800 091 0091 (também WhatsApp), aplicativo Águas APP, que pode ser acessado 24 horas para registro de vazamentos, reclamações e dúvidas.
