O mercado brasileiro de veículos eletrificados segue em forte expansão e indica um cenário cada vez mais favorável para quem deseja ingressar na mobilidade sustentável. Em 2024, o país registrou um recorde de 177,3 mil veículos eletrificados emplacados, entre híbridos e elétricos puros. Já no primeiro semestre de 2025, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas chegaram a 86.849 unidades, o que representa cerca de 8% de todos os veículos leves comercializados no período.
O avanço não se limita às vendas. A infraestrutura também vem crescendo e o número de estações de recarga saltou de 4,3 mil em 2023 para cerca de 12,1 mil em 2024, embora apenas 1.500 sejam classificadas como rápidas ou ultrarrápidas, um indicador de que o mercado ainda tem amplo espaço para desenvolvimento.
Com mais consumidores interessados em reduzir custos com combustível e adotar soluções ambientalmente responsáveis, instituições financeiras têm ampliado suas linhas de crédito voltadas à mobilidade elétrica e o Sicredi se destaca nesse movimento. Quando Anderson Chamon decidiu iniciar a transição da frota da empresa dele foi na cooperativa de crédito que ele pensou.
Leia mais:Anderson é dono da Speed Net, localizada no Acará, e atende boa parte dos municípios do nordeste do estado. Atualmente quase 50% dos carros da empresa são elétricos e o primeiro só foi possível porque encontrou excelentes condições de financiamento no Sicredi. “Hoje nós temos uma boa parte dos nossos carros já em modo elétrico, híbrido e 100%. Graças à possibilidade de financiamento com o Sicredi esse processo se iniciou em 2024, com a compra do nosso primeiro veículo 100% elétrico e isso foi o pontapé para iniciar o que nós temos hoje: boa parte dos nossos veículos e motos híbrida e elétrica”, conta Anderson.
Além das vantagens para adquirir o veículo, Anderson exalta a economia gerada. “Você não tem que se preocupar mais com combustível, com peça de carro, porque a garantia cobre muito bem qualquer problema que você venha ter no veículo e eles são veículos muito duráveis. Já estamos usando há mais de dois anos e só temos alegria. Até agora não tenho o que reclamar, custo-benefício hoje é 100%”, afirma o empresário.
Com a expansão acelerada do mercado e condições de financiamento cada vez mais atrativas, a mobilidade elétrica deixa de ser tendência para se tornar uma realidade ao alcance de mais consumidores. “Estamos acompanhando de perto o avanço da mobilidade elétrica no Brasil e percebemos que cada vez mais associados buscam alternativas sustentáveis e economicamente vantajosas. Por isso, o Sicredi estruturou condições especiais de financiamento para veículos elétricos e híbridos, tanto para pessoas físicas quanto para empresas, com taxas competitivas e prazos interessantes. Nosso objetivo é facilitar essa transição, de forma planejada, segura e com o apoio de uma cooperativa que cresce junto com eles”, afirma Lisandra de Souza Cunha, gerente de agência em Acará.
Anderson Chamon também já investiu na energia solar e usa as placas tanto na empresa, inclusive para abastecer os veículos, quanto na residência da família. Painéis fotovoltaicos instalados em residências ou empresas garantem economia na conta de luz e oferecem autonomia para o carregamento do veículo, reduzindo ainda mais os custos de operação.
Para esse público, o Sicredi oferece linhas de crédito sustentável voltadas especificamente para a instalação de sistemas de energia solar. O financiamento inclui desde a compra dos módulos fotovoltaicos até a mão de obra e equipamentos de suporte. O modelo funciona como um investimento de médio prazo, a economia gerada pela produção de energia normalmente compensa a parcela do financiamento. A cooperativa também disponibiliza seguros para as placas, além da aquisição por meio de consórcio.
“Ao incentivar a adoção de soluções sustentáveis, o Sicredi reforça seu papel no desenvolvimento regional e no apoio a iniciativas de impacto ambiental positivo. Para quem está planejando comprar um veículo elétrico ou investir em energia solar, as cooperativas disponibilizam atendimento consultivo, auxiliando o associado a escolher o formato de crédito mais adequado ao seu projeto”, garante Claudio André Gomes, gerente Regional da Sicredi Sudoeste.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
