Correio de Carajás

Repórter Correio

Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Ilker Moraes, convidou a Imprensa local para um café da manhã no próximo dia 8 de dezembro. Na ocasião, pretende promover um balanço do trabalho do Legislativo em 2025, primeiro ano da atual legislatura. Também promete dar indícios do que será o foco da CMM ao longo de 2026.

Curionópolis

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A prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, reuniu vereadores do Município e confirmou oficialmente o início da obra de construção da nova Rodoviária Municipal, uma obra moderna e planejada para receber bem quem chega e oferecer conforto a quem sai da nossa cidade. Segundo ela, serão 1.400 m² de estrutura construída em um terreno de quase 4 mil m², com cobertura para ônibus, vans e táxis, áreas de embarque e desembarque, bilheterias, pontos de alimentação, salas comerciais e banheiros totalmente acessíveis, além de um paisagismo que vai transformar todo o entorno.

Judiciário
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) lançou oficialmente nesta segunda-feira (1º) edital de abertura do concurso público para o cargo de juiz substituto, um dos mais aguardados pela área jurídica do estado. A Justiça oferece 30 vagas imediatas e também formará cadastro de reserva para futuras nomeações. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 35.877,26.

Judiciário II

As inscrições preliminares para o concurso estarão abertas por um mês, iniciando no próximo dia 8 e se estendendo até 8 de janeiro de 2026. O valor da taxa de inscrição é de R$ 358,77. A primeira fase do processo, a prova objetiva seletiva, está marcada para o dia 22 de março de 2026. Além da aprovação em todas as etapas do concurso, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, como: ter concluído o curso de bacharelado em direito e ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica após a obtenção do grau de bacharel.

Judiciário III

O prazo de validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O último concurso público do Tribunal de Justiça do Pará para o cargo de juiz substituto foi o que teve seu edital de abertura publicado em 2019.

Faepa

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou, na segunda (1º), de reunião na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), com produtores de cacau do estado para discutir uma agenda prioritária para o setor, em Belém (PA). O encontro teve como objetivo avançar de forma conjunta na priorização desses desafios, bem como aprofundar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva do cacau no Pará.

Faepa II

O encontro é um desdobramento de uma reunião iniciada em outubro, em Brasília, quando a CNA recebeu uma comitiva de produtores paraenses para debater os desafios da cacauicultura no estado. A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, afirmou que a discussão apontou a necessidade de trabalhar questões estruturantes na cacauicultura paraense para permitir seu desenvolvimento, como riscos fitossanitários, regularização fundiária, aprimoramento das estatísticas, melhoria do acesso ao crédito, autossuficiência na produção e mitigação dos riscos.

‘Peso pesado’

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma fiscalização no km 229 da BR-010, no Pará, após identificar um caminhão de carga circulando com significativo excesso de peso. A ação integra as operações contínuas da PRF voltadas à segurança viária e à proteção da malha rodoviária federal. Durante a fiscalização, foi constatado que o veículo, apresentava um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 94380kg kg, ultrapassando o limite regulamentar de 57.500 Kg conforme os limites técnicos estipulados pelo fabricante. O excesso totalizava 34530 kg, representando risco ao trânsito e danos potenciais à pavimentação.

‘Peso pesado’ II

Somado ao fato de excesso de peso, foi realizada a fiscalização do tempo de descanso do motorista, foi constatado que o mesmo não cumpriu a jornada de intervalo mínimo de descanso obrigatório de 11 horas nas últimas 24 horas. A Lei do descanso é fundamental para garantir a segurança no trânsito, a saúde e o bem-estar dos motoristas profissionais, além de evitar problemas com a legislação trabalhista e custos adicionais para as empresas de transporte.