Correio de Carajás

Tetra do Flamengo faz Brasil igualar Argentina

Até 2018 os argentinos tinham nada menos de sete títulos da Libertadores da América a mais do que o Brasil. Mas, desde sábado, essa diferença acabou

Time do Flamengo se tornou o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores/Foto: Ernesto Benavides
Por: Chagas Filho, com informações da Agência Brasil

O gol do zagueiro Danilo, aos 67 minutos de jogo, deu não apenas o título de tetracampeão da Libertadores da América ao Flamengo, mas igualou Brasil e Argentina em número de conquistas. Agora o “País do futebol” tem 25 taças da “Glória Eterna”, enquanto os “Hermanos” se mantêm com os mesmos 25 títulos desde 2018.

E quando o assunto é vice-campeão, o Brasil está bem à frente. Times brasileiros bateram na trave 20 vezes, enquanto 13 clubes argentinos ficaram em segundo lugar.
Isso ocorre, em grande parte, pela hegemonia do futebol brasileiro, que vem sendo estruturada ao longo dos últimos anos. Desde 2019, quando o Flamengo venceu o River, somente times brasileiros levantaram a taça. Nesse recorte temporal de sete anos, houve cinco finais envolvendo apenas brasileiros.

O Brasil também ganha em outro quesito, que mostra a divisão de forças do nosso futebol. O Brasil é o País com mais times vencedores: 12 campeões, contra oito vencedores argentinos.
Para se ter uma ideia do tamanho do feito do Flamengo, neste sábado, em Lima (Peru), somente em 1963, quando o Santos ganhou a Libertadores pela segunda vez, o futebol brasileiro se igualou ao Uruguai, vencedor em 1960 e 1961 com o Peñarol. Em 1964 e 1965, graças ao Independiente, a Argentina também foi a duas conquistas.

Leia mais:

Depois disso, os brasileiros sempre foram muito claudicantes na competição. Desse modo, a Argentina construiu o status de país com mais títulos de Libertadores. Nos últimos anos, porém, a diferença para os argentinos, construída nos anos 1960 e 1970, foi caindo drasticamente.

Mas a Argentina ainda detém os times com mais títulos: Independiente, sete vezes campeão, seguido por Boca Juniors, com seis troféus, e o uruguaio Peñarol, com cinco. Ainda há River Plate e Estudiantes com os mesmos quatro títulos que o Flamengo igualou neste sábado.