Correio de Carajás

Moda e smartphones se destacam no início da Black Friday

Google e Mercado Livre divulgam itens mais procurados pelos consumidores até o momento

(Crédito: Gabycampo / Adobestock)

A Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira, 28, já vem movimentando o varejo, com consumidores já buscando — e adquirindo — produtos antes mesmo do início da data promocional.

O Google divulgou as categorias mais pesquisadas às vésperas da Black Friday. Moda aparece em primeiro lugar, seguida de casa e construção, automotivo, perfumaria e informática. Na sequência, estão móveis; esportes e lazer; eletrodomésticos; telefonia; e, por último, papelaria.

De acordo com dados da big tech, os consumidores planejam comprar, em média, 5,8 categorias. Além disso, pesquisa da empresa sobre a data revelou que 60% dos usuários afirmaram pretender fazer compras na Black Friday, ainda em outubro, e 40% afirmaram a pretensão de gastar mais do que no ano passado.

Leia mais:

Já o Mercado Livre apresentou os itens mais vendidos no marketplace na última quinta-feira, 27. O destaque vai para eletrônicos; eletrodomésticos; ferramentas e construção; automotivo; e casa e decoração, respectivamente.

Na especificação dos itens em questão de valor, estão celulares, televisores, suplementos, notebooks e geladeiras. Já no que diz respeito ao volume de vendas, a varejista chama atenção para roupas, suplementos, tênis, produtos de beleza e decorações de Natal.

O marketplace também divulgou dados de pagamentos dos clientes. Vendedores do Mercado Pago, banco digital o grupo, apontam que o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado na pré-Black Friday, escolhido por metade dos consumidores. Em segundo lugar, o Pix aparece em 22% das transações.