📅 Publicado em 26/11/2025 09h12✏️ Atualizado em 26/11/2025 09h14
Após a grande repercussão e o excelente número de vendas da primeira edição, o Parque de Exposições José Francisco Diamantino abre novamente suas portas para receber a segunda ExpoAuto Marabá, marcada para os dias 12 a 14 de dezembro. O evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá em parceria com a Amazon Eventos, retorna para movimentar o setor automotivo local.
Segundo Diego Carvalho, organizador da feira e representante do sindicato, a nova edição só aconteceu porque empresários do ramo e instituições financeiras solicitaram o retorno imediato após os bons resultados de outubro. “Dezembro é o mês ideal: tem 13º, ainda tem o embalo da Black Friday e os próprios empresários pediram por uma nova edição”, explicou. Ele relembra que, na estreia, foram vendidos 58 veículos, entre carros e motos elétricas (grande sensação do evento), movimentando mais de meio milhão de reais.

ExpoAuto adiantada
Leia mais:A proposta inicial era realizar três edições por ano, com a próxima prevista apenas para março de 2026. Porém, o volume de compradores de outras cidades, como Eldorado do Carajás, Bom Jesus do Tocantins e São Félix do Xingu, reforçou o potencial da feira e acelerou o calendário.
A organização também destacou que a ExpoAuto não deve coincidir com a Expoama. “As duas feiras se complementam. Não é competição, é soma”, afirma Diego.
As dinâmicas da edição continuam as mesmas que garantiram o sucesso anterior: ofertas exclusivas de concessionárias de carros novos e seminovos, taxas reduzidas de financiamento em parceria com os bancos, test-drives ampliados, apresentações de veículos elétricos e consultorias automotivas gratuitas para quem estiver planejando trocar de carro.
Sobre o desempenho da primeira edição, Diego reforça: “Quem participou com a gente na estreia, sem dúvida, vai voltar. Foi muito positivo para todos. Sabemos que o comércio de Marabá está enfrentando desafios, e nosso objetivo é justamente ajudar a movimentar a economia, oferecendo boas condições para que a população consiga adquirir um veículo com segurança, prazo e garantia”.
Alimentação repaginada
Uma das mudanças desta edição será na área de alimentação. O restaurante fixo que funcionou em outubro será substituído por uma praça voltada a pequenos empreendedores. Bruno Diniz, da Amazon Eventos, explica: “Percebemos que o público da ExpoAuto não busca refeições demoradas. Eles vêm para resolver negócios. Então vamos abrir espaço para comidas rápidas e regionais, como tacacá, vatapá, espetinho, sanduíches. É mais prático para quem está focado em comprar ou vender”.
Horários e formato
Bruno também detalha o funcionamento: “A feira abre na sexta, das 14h às 22h; no sábado, das 10h às 22h; e no domingo, das 7h às 14h, quando encerramos o evento. Reforço também que todos os dias a entrada será gratuita”.
Diego adianta outro diferencial que pretende chamar ainda mais o público a prestigiar a feira: “Vamos manter a mesma estrutura, mas teremos participação de carros antigos e motoclubes, que vão movimentar o espaço ao longo dos três dias”.
Segundo ele, não houve uma contagem precisa de público na primeira edição, já que a maior parte das pessoas ia diretamente para negociar. “O importante é que mais de meio milhão de reais foram movimentados e muitas vendas foram concluídas até dez dias após o evento”.
Uma edição acelerada, mas planejada
Bruno completa a avaliação destacando que o retorno dos expositores foi muito positivo. “A intenção era preparar a próxima edição com calma, lá pra março ou maio, com três meses de trabalho intenso. Mas fomos ‘jogados na fogueira’, como sempre (risos), e aqui estamos. A ideia original segue: realizar a ExpoAuto três vezes ao ano, sempre respeitando o calendário da Expoama, porque nosso objetivo é agregar valor aos eventos do parque”.
Tanto a organização do Sindicato quanto da Amazon Eventos reforça que esta edição deve consolidar a ExpoAuto como uma das feiras mais importantes para o setor automotivo da região. Com ofertas agressivas, condições facilitadas, presença de diversos modelos, participação de colecionadores e um ambiente pensado para negócios rápidos, a expectativa é repetir, quiçá até superar, os resultados de outubro.
