Correio de Carajás

“Não há risco iminente de ruptura ou colapso da ponte”, garante Dnit

Foto: Jordão Nunes
Por: Ulisses Pompeu

Em nota divulgada à Imprensa, após a grande repercussão da notícia sobre rachaduras e risco de colapso na segunda ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garantiu que não há risco de “colapso”, como os engenheiros chamam a queda de uma obra dessa envergadura. Veja, abaixo, o teor da nota:

“O Dnit alerta que a ponte sobre o Rio Itacaiúnas, localizada na BR-230/PA, em Marabá, foi interditada neste domingo (23), de forma preventiva, para a realização de uma inspeção especial em sua estrutura. A ação segue os normativos técnicos da autarquia e integra as rotinas de manutenção das obras de arte especiais da malha rodoviária federal. O local está devidamente sinalizado, alertando para a interrupção da estrutura.

O Departamento salienta que a interdição tem caráter exclusivamente preventivo e que não há qualquer indicação de risco iminente de ruptura ou colapso da ponte. A avaliação técnica está sendo realizada justamente para garantir a segurança da infraestrutura e planejar futuros serviços de reforço estrutural, procedimentos comuns em estruturas de grande porte e com elevado volume de tráfego.

Leia mais:

A inspeção especial exige acesso direto aos elementos estruturais e a utilização de equipamentos específicos, o que só pode ser realizado com o tráfego totalmente interrompido.

O DNIT reitera que não haverá prejuízo significativo ao tráfego na região, pois o fluxo de veículos foi desviado para a ponte adjacente, mantendo a circulação normal na rodovia.”