Correio de Carajás

Diamante Negro da Amazônia: a força empreendedora da juventude

Isis Drummond recebe esta semana Thainara Vasconcelos
✏️ Atualizado em 22/11/2025 06h33

Neste sábado, o Café com Drummond traz uma conversa inspiradora com a jovem empreendedora paraense Thainara Vasconcelos, uma das fundadoras da DINAM – Diamante Negro da Amazônia. Startup que está transformando a produção de pimenta-do-reino na Amazônia por meio da sustentabilidade e da inovação.

Com apenas 23 anos, Thainara lidera um projeto que vai muito além de tempero. A empresa atua diretamente com agricultores da região de Parauapebas, promovendo métodos agroflorestais para cultivar a pimenta, usando tutores vivos, para reduzir impacto ambiental e gerar captura de carbono.

O papo desta edição do Café privilegia a sustentabilidade e inovação

No bate-papo, ela conta como a ideia nasceu em meio a programas de fomento ao empreendedorismo, especialmente durante a pandemia, quando ela e sua irmã Thayse começaram a desenhar uma empresa de impacto socioambiental.

Leia mais:

“A Thainara representa uma nova geração de empreendedores amazônidas. Jovens que entendem que inovar é também cuidar, preservar e devolver valor ao território. Conversar com ela é ver, de perto, como a Amazônia cria o amanhã”, destaca a apresentadora.

É uma história de identidade, propósito e inovação. Um convite para refletir sobre o papel da bioeconomia na Amazônia e como jovens líderes podem reescrever o futuro da floresta e de suas comunidades.

Não perca!

Prepare o Café e acompanhe essa conversa que une empreendedorismo, território e transformação.

Startup de Thainara está transformando a produção de pimenta-do-reino

 

Serviço

  • Episódio: sábado, 22/11
  • Entrevistada: Thainara Vasconcelos
  • Horário: 13h
  • Onde assistir: TV Correio SBT (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá) e nas plataformas digitais do Grupo Correio
  • Patrocínio: Equatorial Energia e Café Santa Clara