Correio de Carajás

CORREIO cobra e ala do hospital é inaugurada

Reportagem de capa do Jornal Correio em outubro deste ano denunciava o descaso do governo Simão Jatene para com a saúde no sul e sudeste do Pará. O grande exemplo, dado à morosidade, é a inauguração da única melhoria prevista para Marabá, a ala de hemodiálise e hemodinâmica. Só uma das duas acaba de ser inaugurada, no último dia 8, no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP).
Segundo a própria Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), apenas o “primeiro bloco” foi inaugurado no dia 8 contando com pouco mais de 900 metros quadrados construídos, três andares e mais de R$ 5 milhões investidos em sua construção e aquisição de equipamentos O prédio abrigará além de 20 máquinas de hemodiálise, a área administrativa e o Centro de Ensino e Pesquisa, o que amplia a vocação da unidade, que passa a ser um centro formador de profissionais da saúde na região.
Próxima etapa
No Hospital Regional de Marabá, o serviço de hemodiálise funcionará em três turnos, beneficiando 114 pacientes e produzindo cerca de 1.500 sessões mensais. O início do serviço está previsto para o próximo semestre. Já o Centro de Ensino e Pesquisa garantirá a abertura de programas de residência médica dentro da região.
Além disso, a abertura do novo espaço dará prosseguimento a uma outra etapa do projeto de reforma e ampliação. É que onde atualmente funciona a administração do Hospital será construída a área da hemodinâmica, outro importante serviço que será implantado na unidade, o primeiro a ser ofertado na região pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Da Redação)