Correio de Carajás

Indígenas distribuem leques feitos com palha de babaçu na COP 30

O objeto, mais do que aliviar o calor, valoriza a história que a Amazônia carrega

Leques feitos com palha de babaçu / Foto: Tayná Lane

A cultura tradicional da Amazônia está presente em toda a 30ª Conferência das Partes (COP 30), em Belém do Pará. Na Green Zone do evento, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas distribui ao público o Abano do Clima. Feito com palha da babaçu, o leque tem trançado tradicional e carrega os saberes ancestrais.

O objeto, mais do que aliviar o calor, valoriza a história que a Amazônia carrega. A palha foi extraída por meio de manejo sustentável e trançada manualmente. A ação ocorre no Espaço da Biodiversidade, com apoio do Ministério dos Povos Indígenas e Governo Federal.

A Green Zone é a área da COP aberta ao público geral, sem necessidade de credenciamento. O espaço é localizado no Parque da Cidade, com entrada pela avenida Senador Lemos.

Leia mais:

(Fonte: O Liberal)