Para fortalecer políticas públicas de urbanismo sustentável, mobilidade e adaptação climática, as prefeituras de Belém e Paris firmaram uma parceria histórica neste momento, em que Belém é a sede da COP30 e a Amazônia busca se posicionar como uma referência em sustentabilidade. Anne Hidalgo, prefeita de Paris, aborda mais detalhes sobre este termo de cooperação.

“Aqui em Belém estou muito contente. Era para mim um sonho de vir aqui. Porque esta cidade está conectada com o mundo inteiro.”
A cooperação entre as cidades visa garantir uma transição energética justa para as nações e vai realizar um intercâmbio de projetos que possam ser agregadores. Uma das iniciativas de Paris que podem ser aplicadas na capital paraense é o conceito de Cidade para as Pessoas, projeto com foco em mobilidade ativa, na redução de carros e na requalificação do espaço urbano com concepção de superquadras, cidades de 15 minutos, proximidade e uso de calçadas para locomoção popular.
Leia mais:Igor Normando, prefeito de Belém, ressalta que durante muitos anos a cidade foi considerada a Paris da América.
“Seja de experiências, seja também de profissionais para que a gente possa melhorar os projetos da cidade. A prefeita, ela é uma referência no que diz respeito a cidades caminháveis, cidades arborizadas e resilientes. E uma referência também em urbanismo sustentável.”
O encontro entre os dois prefeitos reforçou o papel das cidades na liderança das ações climáticas globais e no enfrentamento das desigualdades sociais.
(Agência Brasil)
