Correio de Carajás

Preso é resgatado do HMM pelo irmão

Interno do Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), Juscelino da Conceição de Souza,também conhecido como “Neguinho do Porco”, fugiu pela terceira vez apenas neste ano. Ele foi resgatado pelo irmão, que é adolescente, na manhã desta sexta-feira (7), quando chegava no Hospital Municipal de Marabá após simular precisar de atendimento médico.

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), assim que a viatura que conduzia o detento estacionou no local, um agente penitenciário e uma técnica de enfermagem foram rendidos pelo adolescente armado, que resgatou o preso e fugiu com ele em uma moto.

Pouco tempo depois, no entanto,policiais militares se depararam com a dupla já na Vila 1º de Março, onde conseguiram apreender o adolescente. Juscelino, no entanto, conseguiu escapar mais uma vez. “Recebemos a notícia da fuga e seguimos para a (Rodovia) Transamazônica.Na vila, adentramos na primeira rua e um rapaz avisou que eles tinham acabado de entrar também”, relata o cabo Alexsandro.

Leia mais:

Aproximadamente 300 metros depois, os militares se depararam com a dupla, que fugiu. “Eles entraram numa rua sem saída e no final dela tem uma cerca. Fizemos o acompanhamento, demos ordem de parada, ligamos giro flex, mas eles não pararam. Bateram contra a cerca e adentraram no mato. Nisso, o revólver calibre 32 com quatro munições caiu. Eu mais dois militares seguimos e conseguimos pegar um deles”.

Uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) prestou apoio no local, para auxiliar nas buscas a Juscelino,mas ele não foi mais encontrado. O adolescente foi apresentado ao delegado da Polícia Civil Luiz Otávio de Barros, que confeccionou o auto de apreensão. “Estamos fazendo a apreensão do menor e amanhã ele será apresentado pelo Ministério Público e o juiz vai decidir pela internação ou não dele no Centro de Internação Masculino de Marabá (Ciam).

A assessoria de comunicação da Susipe, procurada pelo Jornal Correio, informou que os dois servidores rendidos passam bem e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência. “Um inquérito policial foi aberto para investigar ocaso. A Corregedoria Geral Penitenciária da Susipe irá abrir uma sindicância administrativa para apurar as circunstâncias da fuga”, diz o órgão, em nota enviada à Redação.

Questionada sobre quais os trâmites de segurança quando há deslocamento de internos, a assessoria afirmou que a Susipe, por medida de segurança institucional, não pode informar os procedimentos operacionais adotados durante escoltas e/ou transferências de presos. (Com informações de Evangelista Rocha)

MICROFORMATO – SAIBA MAIS

Quem tiver informação sobre o paradeiro do fugitivo deve fazer uma denúncia anônima pelo 181 ou pelo Disque Denúncia Sudeste do Pará, nos números (94) 3312-3350, por Whatsapp, no número (94)98198-3350, ou pelo APP Disque Denúncia Sudeste do Pará. O anonimato é garantido.

Preso é contumaz em fugas

Juscelino da Conceição de Souza responde a processos por assalto a mão armada, consumo e transporte de entorpecentes. Em março deste ano, acompanhado de outros 14 internos, ele conseguiu fugir do Crama por meio de um túnel cavado desde uma das celas até a parte de fora do Bloco B, especificamente ao solário, área destinada ao banho de sol diário.

Acabou recapturado, mas em junho,novamente, saiu do presídio, desta vez com aproximadamente 50 detentos, quando agentes prisionais faziam a “tranca” dos pavilhões A e B e acabaram rendidos por dois presos armados. Após os servidores serem imobilizados, os presos libertaram os demais.

Em agosto, entretanto, policiais militares de Parauapebas o recapturam quando o balearam na mão durante uma abordagem. Juscelino foi novamente encaminhado para o Crama, onde permaneceu até esta sexta-feira. (Luciana Marschall)