Correio de Carajás

Motoristas furam bloqueio e “inauguram” ponte do Araguaia no meio da noite

Situação inusitada aconteceu nas últimas duas noites em São Geraldo do Araguaia (PA) com motoristas que decidiram inaugurar a travessia da ponte sobre o Rio Araguaia por conta própria, ignorando o isolamento da área promovido pela empreiteira que trabalha nos acabamentos da obra. A primeira ocorrência foi ainda na noite de sexta-feira (7), e acabou repetida neste sábado (8) por carretas, microônibus, motocicletas e veículos de passeio.

Segundo um morador da cidade, a “inauguração do povo”, como estão chamando as pessoas de São Geraldo, começou na sexta-feira diante da enorme fila de veículos à espera da vez para atravessar pelas balsas rumo ao Estado do Tocantins. Motoristas se mostraram indignados de ainda dependerem de horas de espera enquanto acreditam que a ponte está completa.

Ocorre que ela não está. O que ainda impede a ponte de ser usada em sua plenitude, segundo especialistas, não é a espera pelas autoridades do governo que vão inaugurá-la, mas sim fases de segurança que são exigidas, como o chamado teste de carga.

Leia mais:

O teste de carga de uma ponte é feito com uma prova de carga, que pode ser estática (veículos parados na ponte) ou dinâmica (veículos em movimento, simulando condições de tráfego).

A ponte é instrumentada com sensores para medir deformações, tensões e deslocamentos sob o peso dos veículos. Esses dados são comparados com os valores calculados pelo projeto para garantir que a estrutura suporta a carga com segurança.

No último dia 6, o ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve visitando a obra da ponte e prometeu a inauguração oficial para o final deste mês, sem especificar uma data exata.

A Polícia Militar foi acionada e colocou viaturas no aterro de acesso à pontem enquanto funcionários da empreiteira recolocaram os cavaletes de metal cercando o local.