Correio de Carajás

Ponte do Araguaia já está asfaltada e será inaugurada no final deste mês de novembro

Ministro Renan Filho visita obra e confirma que inauguração será no final de novembro, com a presença do presidente da República

Ponte sobre o Rio Araguaia ficou asfaltada esta semana e recebe acabamentos
Por: Da Redação

A espera de mais de 40 anos está prestes a terminar. A ponte sobre o Rio Araguaia, que conecta as cidades de São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), será inaugurada ainda neste mês de novembro. A confirmação foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante uma vistoria técnica às obras nesta quinta-feira (6), como parte da caravana “Rota COP30”, que inspeciona projetos de infraestrutura estratégicos a caminho de Belém.

A obra, que por mais de um ano aguardou a retomada da construção das cabeceiras de acesso, entrou em uma fase decisiva nos últimos meses. Em outubro, as equipes iniciaram a pavimentação asfáltica no lado paraense, um marco que sinalizou a reta final do projeto. Desde então, os trabalhos avançaram rapidamente, culminando na conclusão total dos acessos e do asfaltamento sobre a ponte nesta semana, deixando a estrutura pronta para a liberação.

A ponte é um sonho antigo e ligará a nossa região à Belém-Brasília

Considerada um marco para o desenvolvimento regional, a ponte de 1,7 quilômetro de extensão é a peça que faltava para consolidar o corredor logístico da BR-153. A obra substituirá em definitivo o serviço de balsas, que por décadas representou a única forma de travessia para cerca de mil veículos comerciais que passam pelo local diariamente, com custos que podiam chegar a R$ 500 por travessia.

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“O crescimento do Brasil passava pelo Norte com a velocidade das águas; agora vai operar com a das estradas. O presidente Lula vai aposentar a balsa, e o desenvolvimento vai passar pela travessia”, afirmou o ministro Renan Filho durante a visita.

Com um investimento de R$ 28 milhões por meio do Novo PAC apenas na fase de conclusão dos acessos, a estrutura foi projetada para garantir segurança e fluidez ao tráfego. A ponte possui uma pista de 12 metros de largura, acostamentos e calçadas laterais de 1,5 metro. A expectativa é que a nova conexão beneficie diretamente mais de 500 mil brasileiros, reduzindo drasticamente o tempo de viagem e os custos de transporte.

Impacto econômico

A inauguração da ponte não apenas facilitará o trânsito de pessoas e mercadorias, mas também fortalecerá a integração entre diferentes modais de transporte. A estrutura se conecta à Ferrovia Norte-Sul e à Hidrovia Tocantins-Araguaia, potencializando o escoamento da produção do agronegócio e da indústria do Centro-Oeste rumo aos portos do Arco Norte.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as exportações do Pará e do Tocantins já demonstram um crescimento robusto, somando mais de R$ 21 bilhões até outubro de 2025. A nova ponte é vista como um catalisador para expandir ainda mais esses números, impulsionando também setores como o turismo e o comércio local.

Pará

Presente na vistoria, o ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou a importância da obra. “Essa obra vai transformar o desenvolvimento dos dois estados, tanto do Pará quanto do Tocantins”, destacou. Também acompanharam a visita o governador do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), o secretário de Estado de Governo para a região de Carajás, João Chamon Neto; o prefeito de São Geraldo, Jefferson Oliveira e outras autoridades locais.

Renan Filho na visita à ponte com João Chamon, o prefeito Jefferson e o governador do Tocantins, Laurez Moreira

Com a conclusão das obras nos acessos e a fase final de acabamentos, a liberação do tráfego é iminente, marcando o início de um novo capítulo para a infraestrutura e a economia da Região Norte do Brasil.

Rememorando

A inauguração é o resultado de uma fase final de obras executada em ritmo acelerado. Depois de um período de espera pela construção das cabeceiras, a segunda etapa do projeto, focada nos acessos, ganhou impulso decisivo.

Em 28 de outubro, conforme reportagem aqui no Correio de Carajás, as equipes iniciaram a pavimentação asfáltica no lado paraense. O processo começou com a imprimação da base, seguida pela aplicação de uma mistura de piche e brita, a primeira camada do pavimento que em breve suportará o intenso tráfego da BR-153.

O canteiro de obras transformou-se em um cenário de intensa movimentação de caminhões, máquinas pesadas e operários. Com o aterro da cabeceira concluído no lado de São Geraldo, as equipes avançaram rapidamente, aplicando as camadas de asfalto que garantirão a resistência necessária para o escoamento da produção agrícola e industrial da região. Esta semana, os acessos e o asfaltamento completo sobre a ponte foram finalizados, deixando a estrutura pronta para o tráfego.

A segunda etapa da obra, que viabilizou a funcionalidade da ponte, representa um investimento de R$ 28 milhões, oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com 1,7 quilômetro de extensão, a ponte não só beneficiará mais de 500 mil brasileiros, mas também fortalecerá a integração multimodal, conectando a rodovia à Ferrovia Norte-Sul e à Hidrovia Tocantins-Araguaia. A expectativa é de um forte impulso nas exportações, que na região já ultrapassam R$ 21 bilhões em 2025.

Comitiva representando municípios do Pará foi ao encontro do ministro na ponte

Indenizações

Durante a visita do ministro dos Transportes, alguns moradores de São Geraldo do Araguaia promoveram um protesto cobrando as indenizações que ainda não foram pagas dos imóveis que precisaram ser retirados do curso do leito da rodovia para a construção do acesso à ponte. Renan Filho conversou rapidamente com algumas dessas pessoas, respondeu que a demora tem a ver com a burocracia judicial que envolveu o tema, mas prometeu demandar por meio do Ministério pela celeridade dos pagamentos.

Dois ministros e as autoridades de ambos os estados comemoram fim da obra