Correio de Carajás

Forte chuva causa alagamentos e ruas de Marabá viram rios

Por: Da Redação
✏️ Atualizado em 06/11/2025 12h04

A chuva que cai desde 4h30 em Marabá – com bastante força até perto das 6 horas – causou pontos de alagamento que dificultaram a vida de quem precisou sair cedo para trabalhar. Alguns dos locais mais afetados foram as vias próximas à Grota Criminosa, no Núcleo Nova Marabá, que costuma transbordar quando não passa por limpezas periódicas, um problema conhecido da cidade há bastante tempo.

Vídeos registrados na Folha 27 mostram que as ruas viraram verdadeiros rios, tomadas pela água que desceu com força e impediu o tráfego. Na passagem para o Bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Coca-Cola, outros registros mostram um motociclista lutando para tirar a moto que está encalhada no alagamento. Também há um motorista com o carro tomado pela água à altura do capô.

Leia mais:

 

 

Mesmo antes do período normal do inverno amazônico, a cidade tem registrado episódios de chuvas intensas, não sendo exatamente uma surpresa que a grota, por exemplo, necessite de limpeza para não transbordar.

Mesmo assim, a reportagem do Correio de Carajás registrou galhos e lixo acumulado em uma das pontes da estrutura, entre as Folhas 27 e 22, por volta das 8 horas, depois que a água baixou.

Procurada, a Prefeitura de Marabá enviou a seguinte nota:

“A Prefeitura de Marabá, por meio do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), tem atuado regularmente na limpeza de grotas e bueiros visando a prevenção de alagamentos. Os serviços ocorrem pontualmente toda semana, de segunda a sábado, por meio de um cronograma em pontos estratégicos onde há maior incidência de alagamentos ou entupimentos.

O SSAM informa que em todo complexo de grotas nos Núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, foi realizada a limpeza com maquinário e agora está na fase de limpeza manual nos locais onde as máquinas não podem entrar em razão da ocupação desordenada.

As equipes do SSAM estiveram na Grota Criminosa, realizando a limpeza da grota e retirando lixo e entulho em toda a extensão que vai desde o bairro Araguaia até a Nova Marabá. Na manhã desta quinta-feira, 06, as equipes estiveram no perímetro entre a Folha 20 e 28, de onde foram retirados, inclusive, pedaços de colchão e cama box.

Além da limpeza da Grota Criminosa, foi realizada, ao longo dos últimos meses, a limpeza das grotas que deságuam nela, como as grotas da Folha 1, Folha 6, Folha 14, Folha 16, Folha 25. Também foi realizada a limpeza das grotas das Folhas 33 e 35, que não deságuam na Grota Criminosa.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa. O descarte irregular de lixo em bueiros e grotas compromete o fluxo da água e pode causar sérios problemas de alagamentos, ambientais e de saúde pública. Além de dificultar o trabalho das equipes de limpeza, o acúmulo de resíduos favorece a proliferação de vetores de doenças, como ratos e insetos.

A administração municipal pede que os moradores evitem jogar lixo em locais inadequados e utilizem os serviços de coleta corretamente. Manter a cidade limpa é um compromisso de todos”.

A Defesa Civil também se manifestou:

“A Defesa Civil de Marabá emitiu alerta na manhã desta quinta-feira (6) após a forte precipitação registrada durante a madrugada, que resultou em alagamentos em diversos pontos da cidade. O volume de chuva medido nas últimas horas foi de aproximadamente 52 milímetros (mm).
O índice de precipitação é considerado expressivo, visto que a média pluviométrica histórica prevista para todo o mês de novembro na região é de 162 mm. Desta forma, a chuva da madrugada concentrou cerca de 32% da chuva esperada para o mês em um período de 6 horas.
O principal ponto de preocupação e registro de inundações é a área conhecida como Grota Criminosa, onde a água subiu rapidamente, afetando vias e residências. Equipes da Secretaria de Obras (SEVOP), juntamente com a Defesa Civil, foram imediatamente mobilizadas ao amanhecer para realizar o monitoramento das áreas de risco, auxiliar moradores e iniciar a desobstrução de bueiros e canais que é feita pelo Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM).
“Estamos com todo o nosso contingente em campo, priorizando o atendimento às famílias nas áreas mais vulneráveis e buscando minimizar os transtornos causados pelo volume excepcional de chuva. É fundamental que a população redobre a atenção, evite se deslocar por trechos alagados e não descarte lixo em locais inapropriados, o que agrava o represamento da água”, afirmou o Coronel Norat.
A Defesa Civil mantém o estado de atenção e recomenda que, em caso de emergências, os moradores entrem em contato imediatamente telefone 094 991737173. A Defesa Civil recomenda que não jogar lixo ou entulho em rios, igarapés ou vias públicas que são os causadores de entupimentos de bueiros e grotas, provocando alagamentos”.

A reportagem foi atualizada às 12h04 para acréscimo do posicionamento da PMM e da Defesa Civil.