Os cuidados com a pele já fazem parte da rotina da grande maioria das adolescentes. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, 99% das meninas já utilizam algum produto de skincare. Porém, o estudo traz um ponto de alerta: 22% delas já usou ou usa produtos anti-idade, ou seja, indicados para o cuidado com o envelhecimento da pele.
Segundo a pesquisa, 37% das adolescentes que usam produtos anti-idade foram impulsionadas pela curiosidade, enquanto 44% afirmam que desejam “cuidar da pele desde cedo”. No geral, as redes sociais teve forte influência na decisão por cuidar da pele precocemente contra o envelhecimento.
O estudo foi realizado pela consultoria On The Go e ouviu meninas de 8 a 14 anos em todo o Brasil entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro. A pesquisa demonstrou que o uso de skincare é precoce, diário (para 53% delas) e em alto volume. Em todas as idades, o cuidado é motivado pelas redes sociais: 7 em cada 10 meninas seguem influenciadoras de beleza, sendo que 80% são influenciadas ao consumo após assistirem um conteúdo digital.
Leia mais:Segundo o levantamento, as meninas que seguem influencers começam a usar produtos inadequados mais cedo e com maior frequência: entre as que já utilizaram anti-idade, 62% foram influenciadas por conteúdos de redes sociais ou propagandas.
Outro ponto de alerta demonstrado pelo estudo é a falta de informação: 74% das entrevistadas não sabem quais são os componentes dos produtos que aplicam na pele, confiando totalmente na indicação que recebem, aumentando o risco de uso inadequado e exposição a substâncias potencialmente nocivas.
Além disso, a prática de skincare precoce pode impactar na autoimagem: 7 em cada 10 dizem se preocupar com a opinião dos outros e um quarto das adolescentes já deixou de realizar alguma atividade por conta de sua aparência.
Afinal, adolescentes podem fazer skincare?
Crianças e adolescentes podem se beneficiar de uma rotina básica de skincare, especialmente em relação à proteção solar e hidratação. No entanto, o início dessa rotina deve ser gradativo e adaptado às necessidades específicas de cada faixa etária, de acordo com a dermatologista Michele Kreuz.
A também dermatologista Ana Carolina Sumam ressalta uma atenção especial a crianças que possuam condições mais específicas, como dermatite atópica, doença crônica e inflamatória que vem de uma pele seca e se caracteriza por coceira intensa, e surgimento de erupções e crostas.
Segundo as profissionais, para crianças muito pequenas, o foco deve ser somente na proteção solar e em um sabonete para pele sensível. Dos 10 aos 12 anos, quando as mudanças hormonais começam a surgir, uma rotina de skincare mais estruturada pode ser introduzida, incluindo limpeza suave, hidratação e proteção solar.
O uso de ácidos, como o ácido retinoico, é contraindicado para adolescentes. A longo prazo, o uso excessivo desses ingredientes pode danificar a barreira cutânea, causando sensibilização e outras complicações na pele.
“É crucial que qualquer rotina de skincare para crianças e adolescentes seja simples, segura e orientada por um dermatologista, para garantir que os produtos e práticas escolhidas sejam adequados à idade e às necessidades individuais da pele”, diz Michele.
Campanha em prol de skincare responsável
Diante dos resultados do estudo, o Grupo Boticário lançou no domingo (26) a campanha “Pacto Skincare Responsável” como um convite à reflexão e à ação de cuidadores, influenciadores digitais e atores sociais. A iniciativa é materializada por meio dos compromissos assumidos pela empresa e apresentados por influenciadores que conversam e possam pulverizar as mensagens e ações para diferentes públicos, em que indicarão quais produtos são seguros para todas as idades e quais são exclusivos para peles adultas (+18).
Entre as propostas estão a promoção de educação para um skincare responsável, com informações e orientações seguras feitas por especialistas e portfólio de produtos 100% livres de substâncias comprovadamente classificadas como disruptores endócrinos.
Além disso, de acordo com a empresa, a partir de novembro de 2025, todos os conteúdos de redes sociais com produtos do grupo, que possuem ativos e benefícios de skincare ideais para pele adulta (+18), trarão a sinalização indicativa: “recomendado para peles adultas”.
“É nossa responsabilidade educar as novas gerações diante de um cenário em que os jovens têm cada vez mais acesso a conteúdos que estimulam o uso precoce de skincare”, afirma Renata Gomide, VP de Marketing da companhia, em comunicado à imprensa. “Como mãe de duas meninas, vivencio pessoalmente esses desafios. O ‘Pacto’ é a materialização do nosso compromisso de apoiar as famílias para que possamos, juntos, proteger a autoestima e o bem-estar desta geração”, conclui.
(Fonte: CNN Brasil/ Nicoly Bastos)
