Servidor público
O Dia do Servidor Público vai render sessão solene de homenagem na Câmara Municipal de Marabá. Será na quarta-feira (29), às 19 horas, no plenário.
Sem campeonato
Leia mais:E por falar nesta data, o tradicional Campeonato do Servidor, competição de futebol que já vinha sendo realizado no âmbito da Prefeitura de Marabá há 15 anos, não está sendo realizado em 2025. A grande final do torneio sempre acontecia no dia 28 de outubro.
Postos fechados
Pessoas da comunidade estavam chateadas ontem na calçada das unidades de saúde que estavam fora de funcionamento, por força de portaria do prefeito Toni Cunha, que determinou ponto facultativo nesta segunda-feira (27) e também hoje (28), por ocasião do Dia do Dia do Servidor Público. Ocorre que sequer um aviso foi fixado nas recepções e portas desses postos. A revolta foi grande de quem precisava de atendimento.
Petróleo
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), classificou como uma decisão técnica robusta a liberação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a Petrobras perfurar um poço exploratório na bacia da Foz do Amazonas na Margem Equatorial brasileira. “Foram cinco anos de análise, discussão e debate que permitiram que o Ibama compreendesse que a Petrobras responde tecnicamente a todos os requisitos que pressupõe a liberação neste momento da pesquisa”, disse Barbalho em entrevista à GloboNews no domingo (26).
Petróleo II
O governador disse que o projeto está localizado a 540 km de distância da Foz do Rio Amazonas, em mar profundo, e que, segundo ele, a Petrobras está preparada para os estudos. “Nesta mesma região, países como Suriname e Guiana Francesa já estão explorando. Portanto, países vizinhos a nós e que compõem essa região da Margem Equatorial já estão fazendo atividade exploratória”, argumentou o governador. O paraense defendeu, ainda, o projeto pela demanda brasileira por petróleo. De acordo com Barbalho, se o Brasil não expandir sua oferta petrolífera, precisará importar petróleo em 15 anos para manter a segurança energética nacional.
Corpo na mala
A Polícia Científica do Pará (PCEPA) removeu o corpo de Paulo Guilherme da Silva Guerra, de apenas 6 anos, o menino que foi encontrado morto dentro de uma mala na tarde desta segunda-feira (27/10) em frente ao cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia, em Belém. De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa que passava pelo local abriu a mala, encontrou o c0rpo da v1tima e acionou as autoridades. A causa da mort3 ainda é um mistério.
Corpo na mala II
Nas redes sociais, um vídeo do caso foi compartilhado sobre o caso. As imagens mostram a criança, vestida com uma camisa branca e uma bermuda escura. Várias pessoas ficam incrédulas com a cena. “Meu Deus do céu”, diz um homem ao fundo da gravação. Uma foto também revela uma luva de boxe na mala próxima à cabeça de Guilherme.
COP30
O Governo do Pará já definiu quem vai representar o estado na Green Zone da COP30, em Belém. A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) anunciou as 342 propostas aprovadas para integrar o Pavilhão Pará, espaço que reunirá experiências e debates sobre sustentabilidade durante a conferência climática marcada para novembro de 2025. As iniciativas selecionadas foram escolhidas por qualidade técnica e relevância temática, com foco em educação ambiental, gestão participativa e soluções para o enfrentamento da crise climática.
COP30 (II)
A ideia é valorizar projetos capazes de gerar impacto e inspirar novas políticas públicas voltadas à preservação da floresta e ao desenvolvimento sustentável. A programação detalhada, com dias, horários e distribuição das atividades por salas, será divulgada em 1º de novembro nos canais oficiais da Semas. Durante a conferência, o Pavilhão Pará vai funcionar como ponto de encontro entre governos, setor privado, ONGs, povos indígenas, comunidades tradicionais, juventudes e pesquisadores, promovendo debates sobre modelos de desenvolvimento que conciliem inclusão social e sustentabilidade.