Correio de Carajás

“Uepa nas Escolas” movimenta Gaspar Vianna com a 1ª Feira de Profissões

O projeto incentiva o ingresso no Ensino Superior, assim como a Feira de Profissões, orientando os alunos do Ensino Médio na escolha de uma carreira

“Uepa nas Escolas” tem a intenção de divulgar os cursos da instituição para alunos do Ensino Médio (Fotos: Emilly Coelho)
Por: Emilly Coelho

Alunos da Escola Gaspar Vianna (Anexo I) receberam na noite de quinta-feira (23) o projeto “Uepa nas Escolas”, em concomitância com a 1ª Feira de Profissões da instituição. A parceria foi uma oportunidade para que os estudantes conhecessem os cursos ofertados pela universidade e, em contrapartida, aproximou a academia da comunidade escolar.

A escola, localizada na Folha 33, funciona durante o período noturno apenas com turmas de Ensino Médio. Durante o evento, foram apresentados os cursos de Licenciatura em Letras Libras, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Produção. Na abertura, Sue Ikeda, aluna de Letras Libras, fez a interpretação em língua de sinais da música Bohemian Rhapsody.

Para Raissa da Silva Lopes, professora efetiva da universidade e uma das orientadoras do projeto, o “Uepa nas Escolas” tem a intenção de divulgar os cursos da instituição, proporcionar o acesso dos alunos do Ensino Médio ao Ensino Superior e ainda se aproximar da Educação Básica: “Fazendo com que os alunos tenham mais afinidade e conheçam os cursos para ter uma formação, sonhos e perspectivas durante a jornada de ensino”, complementa.

Leia mais:

 

Alunos do Gaspar Vianna (Anexo I) apresentaram workshops na 1ª Feira de Profissões

PARTICIPAÇÃO

Arthur Dhosaff Conceição, aluno monitor do “Uepa nas Escolas”, está no 2º período de Engenharia de Produção e conheceu o projeto por meio de uma bolsa de estudos. “É um projeto para ajudar, sobretudo, os alunos de escolas públicas, mostrando os cursos que a Uepa tem disponíveis e explicando o quão importante é conhecer os cursos antes de ingressar no Enem ou pensar em fazer faculdade. Por experiência própria, quando eu cursava o 3º ano, tinha muitas dúvidas sobre em qual faculdade ingressaria. Entrar nesse projeto foi fundamental para abrir minha mente”, sublinha ele.

Os alunos da Gaspar Vianna também “meteram a mão na massa” ao promover a Feira de Profissões. As turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fizeram apresentações, em formato de workshop, sobre as áreas da Saúde, Humanas e Exatas, com apresentações orais, objetos representativos dos cursos, slides, maquetes e experimentos.

Emilly Cristina de Sousa Machado, de 17 anos, estudante do 3º ano, participou da apresentação da área das Engenharias na Feira de Profissões. “Está sendo maravilhoso participar da Feira de Profissões e receber o projeto ‘Uepa nas Escolas’. É uma experiência única. A gente está aprendendo mais sobre o assunto, e isso vai me ajudar muito, porque vou fazer o Enem. Eu me identifiquei com o curso que estou explanando, Engenharia Civil, seu conceito e aplicação na sociedade. Quero aprender mais, embora o curso dos meus sonhos seja Psicologia. Agradeço a oportunidade que estou tendo”, elogia.

Maria da Luz Rodrigues da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Gaspar Vianna (Anexo I), classificou como “maravilhosa” a promoção da 1ª Feira de Profissões da escola, bem como a recepção ao projeto “Uepa nas Escolas”.

Os alunos tiveram contato com os cursos de Licenciatura em Letras Libras, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Produção

“A presença do ‘Uepa nas Escolas’ foi muito importante para esclarecer dúvidas dos nossos alunos, que escolherão em breve o curso dos sonhos. A Uepa será, no ano que vem e nos próximos anos, a casa de muitos, assim como outras universidades. Conhecer o mercado de trabalho no qual o aluno pretende ingressar é crucial, uma escolha de vida. Vê-los sendo protagonistas na realização da Feira de Profissões é muito gratificante. O sentimento que fica é de satisfação e de amadurecimento para promovermos outros eventos ainda melhores. Parabéns a todos os professores, aos nossos alunos, à gestão e aos demais envolvidos”, parabeniza Maria da Luz. Além da coordenação, fazem parte do corpo técnico da Escola Gaspar Vianna a diretora Antônia de Jesus da Silva e a orientadora pedagógica Coracy Ferreira Barbosa.

“Essas ações da Uepa nas escolas, como a Feira de Profissões realizada na Escola Gaspar Vianna, ganham um significado ainda maior, porque alcançam alunos que estudam à noite, em sua maioria trabalhadores que conciliam rotina e estudo. Para muitos deles, essa aproximação com a universidade desperta possibilidades até então inimagináveis e reforça a ideia de que o conhecimento é, de fato, uma ponte para novos caminhos”, reflete Magno Barros, diretor da Diretoria Regional de Ensino (DRE).

“UEPA NAS ESCOLAS”

No segundo semestre de 2025, o projeto já visitou escolas dos núcleos Cidade Nova, São Félix e Morada Nova. A divulgação é feita através do site da Uepa e por meio de demandas que chegam à universidade. A partir do agendamento, é feito o direcionamento para que a Uepa vá até as escolas escolhidas.

O projeto tem como orientadores os professores Airton Pereira, Mirian Rosa, Ana Barbosa, Danielle Monteiro e Raissa da Silva Lopes. A iniciativa recebe reforço de discentes voluntários dos cursos de Medicina e Biomedicina e tem a participação das licenciaturas (Música, Letras Libras, Ciências Biológicas, Física e Química) e das engenharias (Ambiental, de Produção e Tecnologia de Alimentos).

CLOSE
CLOSE